01

Resenha: Vida Organizada da Thais Godinho

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Fonte: Kalinka Carvalho
 
 
Essa vai ser a segunda resenha aqui do blog, já fiz uma sobre o best seller A Mágica da Arrumaçāo da Marie Kondo, considerada a Guru da Organizaçāo.
 
Gosto muito do trabalho da Thais Godinho do blog Vida Organizada e me inspiro muito dela, e acho que ela seria a nossa guru da organizaçāo aqui no Brasil, sendo assim resolvi resenhar o primeiro livro dela o Vida Organizada e posteriormente farei do segundo livro Casa Organizada.
 
Tive a oportundiade fazer cursos com ela, assistir palestras e conhecê-la pessoalmente. Ela é uma fofa, pode parecer tímida a princípio mais tem um enorme coraçāo e é um excelente profissional. Tem entrevista dela aqui no blog.
 
 
Aviso: Esse post contém spollers do livro.
 
 
O livro foi escrito por Thais Godinho, māe e esposa. Ela é publicitária por formaçāo, organizadora profissional e especialista em GTD. Autora do blog e livro Vida Organizada e de diversos outros livros. 
 
Eu inicialmente li o livro digital, pois quando ele saiu em 2014, eu estava morando nos Estados Unidos. Quando cheguei ao Brasil comprei a versāo impressa e hoje tenho ele autográfado. Por ela ser uma profisional de organizaçāo brasileira muitos dos ensinamentos delas se encaixam em nosso cultura. Super indico a leitura dele e pode manter por perto pois sempre que necessário pode consultar. Thais mostra que cada pessoa pode se organizar como desejar, assim que encontrar as ferramentas para isso.
 
O começo do livro é demais, veja: 
 
“Se você já tentou se organizar, mas não obteve sucesso, este livro é para você. Se você frequentemente se sente sufocado com o excesso de informação que chega pela internet, pelo e-mail ou pelo celular todos os dias, este livro é para você. Se você vive adiando projetos importantes ou deixando de correr atrás dos seus sonhos porque a vida é uma correria tremenda, já deve ter adivinhado: este livro é para você.”
 
O livro Vida Organizada aborda a organizaçāo do trabalho, da casa e do dia a dia e é considerado um livro de auto ajuda. Está dividido tem 8 capítulos, sāo eles: 
  1. Por onde começar quando tudo está um caos; 
  2. Como alcançar seus objetivos; 
  3. Pausa para começar a destravar; 
  4. Começando a criar rotinas;
  5. Agenda, compromissos e tarefas: manual do usuário
  6. Casa em ordem, mente sā
  7. Como destravar seu checklist do trabalho
  8. 1,2,3: é só começar
 
Ele nāo é um manual, podemos chamar de guia. Ela fala sobre como você pode iniciar e desenvolver a organizaçāo na sua vida. Thais usa uma linguagem simples e direta e fala sobre prioridade e objetivos. Ela reforça a importância de destralhar e criar rotinas, e nos conta sua trajetória na organizaçāo. 
 
 
Essa é uma das perguntas que mais escuto: Por onde começar quando tudo esta um caos? No primeiro capítulo ela faz você criar sua rotina e pensar no planejamento. Para se fazer isso é necessário se conhecer e no livro há exercícios sobre se descrever a si mesmo, listas de coisas que gosta e nāo gosta, como define o seu trabalho, prioridades da sua vida, cuidados da sua saúde, como organiza seu tempo, lista dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 
 
 
No capítulo 2 ele fala de como alcançar seus objetivos: identificando os papéis que exercemos em nossa vida e o listando o que gostaríamos de realizar. No terceiro capítulo ela fala de um dos pontos mais importantes da organizaçāo: destralhamento. E dá algumas dicas para ajudar nesse processo. 
 
 
No quarto capítulo ajuda na criaçāo de rotinas que consistem em fazer uma lista de todas as atividades de sua responsabilidade, analisar as prioridades, encontrar o seu método de organizaçāo: GTD, FlyLady e Minimalismo. No capitulo 5 fala sobre agenda e como usá-la adequadamente, separando compromissos, tarefas e lembretes. Revela no livro os mitos de organizaçāo! 
 
 
No capítulo 6 ela fala que quando falamos em organizaçāo na maioria das vezes falamos da casa, pois ela é o nosso templo, nosso refúgio. Novamente ela cita o método Fly Lady. Ela dá algumas ideias de reutilização de objetos.
 
"Ninguém precisa de dinheiro para se organizar só precisa de criatividade”. 
 
Aqui no blog já fizemos muita reutilizaçāo, veja:
Fonte: Kalinka Carvalho
 
 
No penúltimo capítulo concordo com ela quando diz que vida é uma só, nāo podemos dividí-la. Chama a atençāo para o que vivemos hoje, sempre conectados e esquecemos das outras coisas que devem ser feitas. E como vivemos procrastinando as coisas. 
 
 
No último capítulo ela fala sobre: "que ser uma pessoa organizada nos ajuda a conquistar realizaçāo pessoal e profissional, porque vivemos um vida coerente com o que somos, de acordo com nosso caráter e nossos valores, desenvolvendo parâmetros pessoais para lidar com as mais diversas solicitações do dia a dia”. Descobrir o que te motiva faz com que as coisas sejam diferentes. 
 
 
Meu trecho favorito do livro é esse: 
“Se organizado é um hábito, e como todos os hábitos, é preciso começar sem expectativas muito altas e ir desenvolvendo devagar, até finalmente alcançar aquilo que consideramos o ideal, ou ao menos chegar mais próximo disso
 
Entāo é isso, espero que tenha gostado da resenha e sinta voltante de adquirir esse guia da vida organizada. Continue acompanhando os posts aqui no blog: seja mais organizado e feliz! 
 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais