Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer e blogueira Thais Godinho

27 de Fevereiro de 2015 Kalinka Carvalho

 

Pensa numa pessoa feliz! Sou eu quando recebi o sim da Thais Godinho para participar do meu blog. Ela sempre foi muita receptiva, mas sempre está envolvida em vários projetos, convidei achando que receberia um nāo. Tal foi minha surpresa quando ela me respondeu que sim. Essa é mais uma entrevista do ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DO BLOG, que completou 1 ano em janeiro. Sou leitora do blog da Thais a anos, ela sempre foi uma inspiraçāo para mim tanto: como pessoa e profissional. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória dela. Ah! O blog está participando dos desafios de organizaçāo do blog Vida Organizada, se quiser pode conferir o desafio do quintal e do cantinho de estudos.

 

 

Thais Godinho é autora do livro Vida Organizada (Ed. Gente, 2014) e editora do blog Vida Organizada, que existe desde 2006. Especialista em produtividade, gestão do tempo e organização pessoal, também atua como consultora e palestrante, ministrando cursos e palestras relacionadas ao tema. Thais é casada, tem um filho de quatro anos e vive em São Paulo. 

 

 

 

 

1) Kalinka: Descreva com suas palavras o que é uma personal organizer?

Thais: Personal organizer é aquela profissional que promove soluções de organização na casa e na vida das pessoas.

 

2) Kalinka: Você é personal organizer, porém não atua em campo, resolveu colocar seus conhecimentos e técnicas através do blog. Por quê?

Thais: Minha missão é inspirar as pessoas a se organizarem para que possam ter mais qualidade de vida e alcançarem seus objetivos. Com o passar do tempo, aprendi a focar nas atividades que tenham mais a ver com essa missão. Apesar de adorar a interação e o olho-no-olho que existe quando se organiza um ambiente, aquilo não dizia respeito ao que eu acreditava ser mais coerente com a minha missão. Hoje, pauto minhas atividades no blog, nos meus livros, na produção de conteúdos diversos e ministrando cursos, palestras e workshops. É bastante coisa, por hora. :) 

O blog nasceu como um hobby, em 2006. Era apenas um lugar para escrever sobre meu assunto preferido: dicas de organização. Com o passar do tempo ele foi crescendo e norteando a minha vida profissional.

 

3) Kalinka: Como organiza a rotina do blog? Você possui um calendário editorial? Como os conhecimentos de personal te ajudam na organizaçāo do blog?

Thais: Sim! Todo ano, estabeleço uma linha editorial para o blog, que é o caminho por onde pretendo seguir - que temas vou abordar mensalmente, que tom vou usar nas minhas postagens, que projetos novos vou incorporar. Depois, monto um calendário editorial mês a mês, que me ajuda a distribuir os posts de acordo com essas ideias. O calendário também serve para administrar posts patrocinados e publicações nas redes sociais. Minha rotina diária com o blog é pesada e inclui brainstorm, produção de fotos, produção de conteúdo, resposta a comentários, e-mails e mensagens dos leitores, alimentação das redes sociais, entre outras atividades. Me ajuda bastante ter checklists que sigo diariamente.

O curso me agregou conhecimento, assim como um curso sobre oratória me ajuda com os workshops e um curso de escrita criativa ajuda com o conteúdo. Não foi um diferencial, apenas algo a mais. Faço questão de dar meu melhor em tudo o que eu faço. Quando se fala em organização profissional, no que se pensa? Em se tornar personal organizer. Então lá fui eu tirar a certificação. (rs)

 

4) Kalinka: Qual é o seu post predileto no blog? Por quê? 

Thais: Este não é um blog sobre organização da casa. Faço questão de passar às pessoas a ideia de que organização tem a ver com viver uma vida coerente, não com ter uma casa de capa de revista.

Blog Vida Organizada

5) Kalinka: Há quanto tempo você é personal organizer? Por que resolveu ser personal? O que mais gosta de organizar? 

Thais: Tirei a minha certificação em 2012, mas já atuei antes dela com algumas atividades freelancers. Como comentei acima, gosto de dar meu melhor naquilo que faço e tirar a certificação foi a coisa certa a se fazer naquele momento. Eu adoro organizar os meus projetos e ver que estou investindo bem o meu tempo nas diversas áreas de foco que tenho na vida.

 

6) Kalinka: O que é necessário para se tornar um personal organizer? Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser personal. 

Thais: Três coisas boas: ajudar as pessoas, trabalhar com algo que você gosta e ter flexibilidade de horários. Três coisas ruins: existe muita concorrência e pode ser difícil de fazer seu nome no mercado se você começar do zero, trabalhar por conta pode trazer insegurança em termos financeiros para quem nunca fez isso e você pode pegar clientes que não aceitam as mudanças propostas.

 

7) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores e indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Thais: Tenha uma agenda e aprenda a usá-la. Não use como "lista de desejos", mas como uma ferramenta poderosa de gerenciamento do tempo. Para fazer isso, recomendo aprender sobre o método GTD.

 

Agradeço de coraçāo a Thais, pelo tempo disponibilizado para responder. Espero que tenham gostado de mais essa entrevista do especial de aniversário do blog. Acompanhe o Blog Vida Organizada:

www.vidaorganizada.com

Instagram: @blogvidaorganizada

Twitter: @vidaorganizada

 

 

Assinatura