01

Vídeo: Qual a diferença entre agenda, planner e bullet journal?

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Já escrevi um post aqui no blog sobre Como se organizar usando uma agenda?  E hoje tem vídeo explicando as diferenças entre agenda, planner e bullet journal, dá o play para assistir!

 

No vídeo eu falo que existem 2 coisas que você precisa para começar a se organizar, e usamos ferramentas como planner, agenda e bullet journal para materializar essas atividades, liberando assim o cérebro. Para se organizar você precisa: 

  1. Calendário: serve para marcar e organizar compromissos (atividades com dia e hora marcada) 
  2. Gerenciador de tarefas: lista das tarefas e projetos a serem desenvolvidos (nāo possuem data específica) 

Obs: existem projetos e tarefas que possuem data de entrega, nesse caso colocamos o passo a passo no gerenciados de tarefas e a entrega do projeto no calendário. #ficaadica

 

O mais importante na organizaçāo é testar as ferramentas e descobrir aquela que funciona para vocês, vamos ver as diferenças principais: 

  • Agenda: é conhecida por ter uma estrutura fixa como: identificaçāo, calendário anual, lista de feriados, visualizaçāo diária e lista de contatos; 
  • Planner: é um planejador, e ao invés de dias na agenda, ele possui visāo geral do mês e da semana; Ele nāo necessariamente trabalha com o ano todos, pode ser semestral ou começar em julho desse ano e terminar em dezembro do ano que vem. 
  • Bullet Journal: método de organizaçāo, customizável; 

 

Entāo tanto a agenda como o planner sāo ferramentas de organizaçāo, já o bullet é um método que podemos usar um caderno, ou até mesmo a agenda e o planner para ser aplicado. Veja a tabela abaixo que coloquei na minha opiniāo o que acho melhor para cada situaçāo:

Fonte: Kalinka Carvalho 

 

 

Outros posts que podem te interessar sobre o assunto 

 

Veja também 22 sugestões de amigos de planners para 2018 :) 

 

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais