Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer: Talita Melo

23 de Janeiro de 2017 Kalinka Carvalho

 

Pensa em conexāo e sintonia! No entrevista com a personal organizer de hoje, recebo Talita Melo, uma pessoa que tive o prazer te conhecer pessoalmente assim que voltei nos Estados Unidos e que já era fā. Ambas da área de comunicaçāo quando nos encontramos sai da frente (risos). Ela é proprietária da Kiiro e instrutora da Yru Organizer. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa querida?

 

 

Talita Melo cursou jornalismo e atuou por mais de 10 anos na área de comunicação empresarial e relações públicas e, depois de organizar a própria vida, decidiu fazer isso para todo mundo! Formou-se na OZ Organize sua Vida,  na Acervo – Organização de Documentos e na Yru Organizer, onde atualmente é instrutora. Está à frente da Kiiro – Organiza e Simplifica, uma empresa multisserviços que figura como espécie de incubadora para profissionais recém-formadas. Neste ano, lançou a websérie Virada Organizada ao lado da amiga e profissional Naila Broisler.

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Talita: Um profissional ou grupo de profissionais que reúnem as mais diversas habilidades em torno da ferramenta organização à serviço do outro. Com empatia, criatividade e muitas técnicas, transforma ambientes, rotinas e histórias de quem já não sabe mais como lidar com a bagunça na vida.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Talita: Depois de ouvir as necessidades do cliente, o profissional planeja e precifica como poderá auxiliá-lo, uma vez aprovado o orçamento, entra em ação sem julgamentos, com muita disposição e coloca todas as suas técnicas e repertório em ação. Quanto mais empático for este atendimento e mais estruturada a ação, melhores serão os resultados.

Fonte: Arquivo Pessoal Talita Melo

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Talita: Pessoas que não tem habilidade, tempo ou estrutura emocional para lidar com a bagunça dos ambientes, da papelada, das rotinas ou da vida. Todos aqueles que buscam mais funcionalidade, espaço, tempo e harmonia podem recorrer a ajuda profissional. Aqui na Kiiro notamos que ao entrar na casa das pessoas deveríamos envolve-las, mas, também proporcionar um leque de soluções, como limpeza, reparos, decoração, feng shui etc, para que elas aproveitassem ao máximo essa transformação. Nas mudanças, por exemplo, as pessoas não estão apenas em transição física, mas, emocional, por isso, maior parte de nosso trabalho está em minimizar ao máximo o efeito da desordem que vem à tona, absorvendo atividades desse o planejamento, embalagem, transporte, gerenciamento e entrega do novo espaço com cada detalhe. O mesmo vale para os documentos, que requerem tanta atenção quanto objetos e roupas, por isso, fomos nos especializar.

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Talita: Comecei a trabalhar muito cedo e nas mais diversas áreas, notei que por onde passei na vida profissional e pessoal, organizei alguma coisa! Um processo, um espaço e mesmo arquivos na rede de computadores. Além de enorme satisfação pessoal, ganhei notoriedade dos meus líderes, o reconhecimento de amigos e familiares e fui atraída para uma palestra de organização em meados de 2010, quando descobri uma nova possibilidade de profissão! Desde então, planejei a transição e abri a Kiiro – Organiza e Simplifica abraçando tudo que eleva à organização como uma ferramenta de qualidade de vida! Particularmente amo organizar documentos, computadores e mudanças, além de dar aulas, mas, me cerquei de profissionais incríveis nas mais diversas vertentes deste negócio!

 

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Talita: Amor pelo que faz, não é uma profissão só de “glamour”, há muitíssimo envolvimento intelectual e físico. Uma soma de empatia, para abraçar sem julgamentos as dores dos outros. Atitude empreendedora, porque há mais atividades envoltas em um negócio do que o dom da atividade em si, e busca constante por novos conhecimentos, pesquisando e experimentando cursos sólidos, relações recíprocas e inovações na área e em torno dela.

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Talita: Onde há bagunça interna e externa! Pode ser dentro de uma gaveta, armário, fora dele, nos processos ou mesmo nas relações. Há um mercado infinito para pessoas que amam organizar: casas, empresas, documentos, mudanças, pós luto, desorganizados crônicos, espaços infantis, idosos, fotos, arquivos digitais e o céu é o limite! Aqui na Kiiro ofertamos serviços diversos para casas, empresas, mudanças, mas, também para vida, por meio de parceria com profissionais da saúde e desenvolvimento, como nutricionistas, psicólogos e coaching, por exemplo. 

Fonte: Arquivo Pessoal Talita Melo

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Talita: Vamos lá: Trabalhar com o que se ama, efetivamente. Liberdade de criação e horários e senso de contribuição com o mundo. De outro lado, ausência de ganhos fixos e benefícios, falta de respaldo na profissão, como parâmetros éticos e financeiros e, às vezes, exaustão física.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Pode ser três? =)

  1. Revisite seus itens com periodicidade, evitando excessos. Para isso, estabeleça metas e delimite ações, assim não será exaustivo física e emocionalmente tomar decisões e você sempre abrirá espaço para o novo!
  2. Além de ambientes, não ignore a bagunça em seus papeis ou computadores, ali pode estar a chave para garantir direitos, economizar e ganhar muito tempo!
  3. Confie em um profissional de organização, como confia em um advogado ou terapeuta, por exemplo. Ele se preparou e está ali para te ajudar a combater os malefícios da desordem sem julgamentos e tomadas de decisões drásticas!

 

www.kiiro.com.br

Tel: (11)  2638-4066

Facebook

Instagram 

 

Youtube

Facebook

 

 

 

Assinatura