Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de Empreendedor: Rafaela Cappai

11 de Janeiro de 2016 Kalinka Carvalho

Hoje é dia de entrevista com o empreendedor, essa será especial dos 2 anos do blog, pois a convidada é minha tutora e guru Rafaela Cappai. Se você ainda nāo a conhece nāo sabe o que está perdendo. Ela é engraçada, inteligente e muito motivadora. O que ela faz ensina empreendedorismo criativo, isso mesmo! Eu a conheci quando estava pesquisando sobre empreendedorismo. E como sou uma pessoa que gosta muito de trabalhar com a criativivdade, entāo foi simpatia a primeira vista. Ela ajuda pessoas com seus negócios, primeiro comecei acompanhando alguma dicas gratuitas na Espaçonave, foi quando ela lançou um curso o Decola Lab, sim sou da primeira turma, veja meu depoimento. Entāo se hoje o blog existe e trabalho naquilo que amo e graças a Rafa, que ensina de um jeito único, vamos entāo conhecer um pouquinho sobre ela e quais sāo seus segredos de organizaçāo:

 

 

Rafaela Cappai é atriz, bailarina, comunicadora e empreendedora criativa à frente das iniciativas Rafa Cappai, Espaçonave, Punch!, Cidades para Criativos, entre outras. É mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo, pela Goldsmiths University of London. Ela fala de criatividade, inovação, negócios e de vida com uma linguagem simples, decodificada e acessível. E sempre com aplicações práticas, pra gerar mudanças positivas no cotidiano. 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Rafaela: Eu acredito na paixão executora de mentes criativas e no empreendedorismo como ferramenta de mudança para a construção de futuros desejáveis. Por isso, combino a minha trajetória artística, acadêmica e empírica de empreendedora para ajudar talentos, empresas e consumidores a entender o seu papel na economia criativa no Brasil.  Pra mim, o processo de empreender tem a ver com se tornar uma pessoa melhor pra ser capaz de criar um mundo melhor. Simples assim. Curiosidade, resiliência, criatividade e energia.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Rafaela: É difícil dizer apenas um só mentor, porque estou o tempo todo buscando pessoas que me inspiram, então tenho uma lista grande. No momento eu diria, Marie Forleo, Gary Vaynerchuck, Austin Keon, Danielle Laporte, Jason Silva e James Victore. No Brasil me inspiro com as meninas da Oficina de Estilo (Cris e Fe), Marcelo Rosenbaum, Larusso e Flávio Augusto.

 

 

3 e 4) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos? E seus projetos? 

Rafaela: Tenho experimentado bastante e o crescimento do meu negócio tem me obrigado a buscar novos métodos. Pessoalmente uso o método GTD de maneira simplificada + a técnica do Pomodoro. Faço isso através de várias ferramentas e sistemas tentando integrar tudo: TeamWork, Evernote, Dropbox são as principais que uso. Daí, como agora tenho que gerir também os meus colaboradores, meu maior desafio no momento é apender a delegar e por isso estou tentando criar métodos que façam que não só o meu trabalho, mas também deles, possa funcionar de maneira fluída e melhor. Confesso que ainda estamos aprendendo... ;D

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?
Rafaela: Nessa você me pegou, porque também nesse momento estou tentando reorganizar esse equilíbrio. Confesso que ainda trabalho mais do que deveria, mas pra mim é algo natural. Tenho tentado proteger pelo menos 1 dia da semana pra não fazer absolutamente nada de trabalho (mas às vezes fica difícil, especialmente porque viajo bastante) e tento tentado também não ficar no computador depois das 20h. Pra isso, uso uma outra ferramenta chamada Flux. Quando vai ficando de noite ela muda a cor da minha tela de computador, tirando o brilho, o que faz com que vá ficando mais difícil trabalhar porque meus olhos cansam e querem parar. É um ótimo truque. Minha família mais próxima vive em Belo Horizonte então tento ir pra lá pelo menos a ada 2 meses. Faço atividade física, leio e cozinho quase que diariamente... 

Foto do arquivo pessoal 

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Rafaela: Não reservo tempo, mas leio de maneira mais natural. Os ritmos variam, às vezes leio menos e às vezes leio bastante, como nas últimas semanas, tipo um livro por semana. Na verdade estou lendo sempre pelo menos dois. Um mais voltado pro trabalho, que leio ou escuto durante o dia. E outro sem relação com o trabalho que leio de noite, na hora de dormir. Isso é muito importante, pois se leio livros de trabalho à noite acabo não conseguindo dormir, pois minha cabeça fica fervilhando. Atualmente estou acabando de ouvir "Gande Magia" da Elizabeth Gilbert e "Natural Born Heroes" do Christopher McDougall. Ouvi também nas últimas semanas "Girl Boss", da Sophia Amoruso e li "Do Breathe" do Michael Townsend Williams.

PS: A Rafa tem um livro publicado o Criativo, Empreendedor sim Senhor! Eu super recomendo!  

  

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Rafaela: Trabalho em vários lugares. Às vezes na mesa do meu escritório, às vezes de pé na mesa da cozinha, às vezes no quintal ao ar livre, às vezes na mesa do escritório do meu marido, que fica nos fundos da casa, na edícula. Depende muito do que estou fazendo e do tipo de clima que estou querendo criar. Meu livro, por exemplo, foi quase todo escrito no sofá do quintal, ouvindo os passarinhos. E muitas vezes também trabalho na estrada, em quartos de hotéis ou apartamentos que alugamos em outros países ou mesmo em cafés, quando tenho alguma reunião com parceiros. Enfim, varia bastante. Só o que não varia é o meu sempre companheiro, o meu computador.

Foto do arquivo pessoal 

 

 

8) Kalinka:  Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 
Rafaela: Acho que a organização é essencial pra vida, não só pro empreendedorismo. Tenho aprendido a me organizar cada vez mais e sinto que quanto mais organizada, mais meu trabalho rende e meu negócio cresce. Agora então, que trabalho remotamente com outros colaboradores, vejo que é mais importante ainda. Sem organização, não conseguiríamos fazer o que fazemos, que é coordenar o trabalho de 6 pessoas que estão em 4 cidades diferentes. Ainda temos muito que caminhar, mas temos melhorado muito! 

 

 

9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.
Rafaela: Minha ferramenta do coração é o Evernote, minha biblioteca pessoal pra quase tudo. Amo e uso de vários jeitos diferentes, no trabalho e na vida pessoal. Pra guardar documentos, pra fazer planejamento financeiro, pra programar lembretes de coisas no futuro. Enfim, amo e a não abro mão. 

 

 

E ai gostou? Conheça o trabalho da Rafa através dos contatos abaixo, tem bastante conteúdo grátis e se você se considera um empreendedor criativo tem que fazer o curso Decola Lab, fique atento a abertura das novas turmas. 

www.espaconave.com.br

Facebook

Instagram 

You Tube

Assinatura