01

Home Office: 6 dicas de como organizar

quarta-feira, 19 de março de 2014

O home office é o escritório que montamos em casa, seja para trabalhar ou estudar.  É uma alternativa cada vez mais comum entre os profissionais e uma tendência de mercado.

Para garantir a produtividade em casa, você precisa manter o seu local de trabalho limpo e organizado. Segue algumas dicas:  

1º) Local: escolha o melhor cômodo da casa, que tenha espaço e que seja arejado e bem iluminado. Caso o seu trabalho exija silêncio, a melhor opção é criar um cômodo exclusivo para ele.

2º) Móveis: adequados para o trabalho. Tenha uma mesa ou escrivaninha. A cadeira é muito importante, prefira uma que tenha encosto para as costas, braço para apoiar os cotovelos e que seja regulável. Lembre-se que ao sentar seus pés devem encostam no chão e formar um ângulo de 90º com os joelhos.

3º) Equipamentos: providencie um computador ou notebook dependendo do espaço que dispõe. A tela do computador deve ficar a uma distância de 75 centímetros a 90 centímetros do seu olho. O teclado deve estar em uma altura que permita que o cotovelo fique dobrado em ângulo reto e o mouse apoiado na mesma superfície do teclado. Tenha uma Impressora, scanner, copiadora e telefone.

4º) Decoração:  é preciso compor de forma que estimulem a criatividade e a concentração. Personalize e deixe o espaço com a sua cara. Coloque fotos, calendários, painéis, quadros, murais, desenhos, objetos de decoração, etc. 

5º) Limpeza: semanalmente, limpe a mesa e tire o pó com um pano levemente úmido.

6º) Organização: tenha armários, gaveteiros, estandes ou prateleiras para organizar suas coisas, principalmente papéis. Use uma bandeja de arquivos pendentes para que possam saber o que deve resolver, quando forem eliminados jogue no lixo ou arquive. Tenha o básico de material de escritório como: post-its, clips, canetas, tesoura, lápis, borrachas, calculadoras, pen drive, bloco de notas, etc. Crie categorias para os arquivos, exemplo: contratos de trabalho, documentos fiscais, históricos acadêmicos e profissionais, clipping, etc.  Use elásticos ou espiral para esconder os fios. Tenha organizadores de mesa e gaveta, você pode improvisar fazendo porta lápis de latinha e as divisoras das gaveta  com pedaços de papelão encapados. Não esqueça de ter um cesto de lixo por perto. 

 

10 dicas para que consiga trabalhar em casa:

  1. Acorde cedo todos os dias, mesmo que esteja com pressa, pare para tomar um bom café da manhã.
  2. Comece o dia com o planejamento de suas tarefas, o que deve ser feito hoje e quanto tempo levará para executar. Comece pelas atividades mais importantes.  
  3. Divida seu tempo em blocos a cada 2 horas de trabalho descanse 15 minutos, mas cuidado com as distrações. Estabeleça a sua rotina  diária.
  4. Deixe tempo na sua agenda para lazer e família.
  5. Beba bastante água e alimente-se bem, crie horários fixos para as refeições. Prefira comer em casa com calma e tranquilidade ao invés de sair para comer correndo. 
  6. Tenha horário para começar e terminar o expediente. Respeite, nada de exageros!
  7. Se possível tenha uma garrafa de café e água próximos, quando bater o cansaço, eles são ótimos amigos.

Crie seu espaço moderno, bonito e funcional! E bom trabalho!  

 

Se quer aprender como organizar seu home office, recomendo o curso da minha amiga Natalia Ortiz na NZO. Clique aqui para saber mais! 

                                                         

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais