Para receber atualizações e novidades:

Blog

5 passos para organizar a lavagem de roupa

27 de Março de 2015 Kalinka Carvalho

Lavar roupas é uma daquelas tarefas domésticas que, aparentemente, não tem fim, concorda? A sensação que dá, às vezes, é que você mal termina de lavar uma leva e logo em seguida já tem roupa suja novamente no cesto. Quem tem crianças em casa ou uma família grande sabe bem como é isso. 

Mas esse processo pode ficar bem mais fácil e consumir muito menos tempo do seu dia a dia se você seguir alguns passos fáceis na hora de organizar a sua rotina de lavagem de roupas. Até tarefas que parecem ser complicadas, como tirar mancha de roupa branca, têm soluções práticas e eficientes.

Com isso você não só ganha mais tempo livre para se dedicar às coisas que gosta e à sua família, como também economiza na conta de luz e de água, aumenta a vida útil da sua lavadora e conserva as roupas novas por mais tempo. 

 

1) Separe as roupas por categoria

Esta é a primeira coisa que a gente aprende quando começa a lavar roupas. E por um bom motivo, se misturamos roupas de cores diferentes na lavagem elas podem manchar umas às outras. Por isso, antes de mais nada, sempre separe as peças entre brancas, escuras, delicadas e especiais – que podem compreender tênis, roupas de cama, banho e cortinas, por exemplo. 

Além do mais, diferentes tecidos e cores de roupa normalmente pedem diferentes tipos de lavagem e de produtos também. Fique atenta às etiquetas! Para roupas delicadas vale fazer uso de redes protetoras. Já as roupas brancas podem ficar mais tempo de molho para ficarem mais branquinhas. E no caso de manchas, aqui você encontra diversas dicas de como tirar mancha de roupa branca.

Modelo de separaçāo de roupa

 

2) Defina o melhor dia para lavagem

A dica é sempre acumular uma boa quantidade de roupas para aproveitar o seu tempo e os recursos ao máximo. Uma boa ideia é definir um dia fixo na semana para lavar tudo o que estiver no cesto. A melhor data vai depender, claro, da sua agenda! Caso na sua casa tenha um grande volume de roupas para serem lavadas, talvez seja o caso de definir dois dias na semana para a tarefa.  

 

3) Abuse dos programas da sua máquina de lavar

Os programas de lavagem e níveis de água que a sua máquina oferece foram pensados para otimizar o processo, por isso se você ainda não está familiarizada com eles vale consultar o site do fabricante para ver como eles funcionam e qual é a capacidade recomendada. Um outro truque é sempre colocar as peças viradas pelo avesso na máquina para evitar a formação de bolinhas nos tecidos.

 

Imagem: Rodrigo Denúbila

 

4) Conte com produtos eficientes

Os produtos de limpeza são ótimos aliados, por isso vale investir em bons produtos. Em muitos casos, se você colocar na ponta do lápis o preço do produto e o tempo que você vai gastar esfregando e colocando de molho as peças, no fim das contas, vale a pena gastar um pouquinho mais. Já ensinei aqui no blog como organizar seu kit de limpeza.

 

5) Peça para todos colaborarem

Há muito tempo as tarefas domésticas deixaram de ser uma atribuição exclusiva da dona de casa. Todos podem - e devem - colaborar! As crianças podem ajudar, por exemplo, a recolher as roupas no cesto e pendurar as peças no varal. Já o companheiro pode ficar responsável por uma categoria de roupa ou alternando o dia de lavagem com você. Organize as tarefas da casa usando o cronograma para download. 

Baixe na parte de downloads tabela com os significados das etiquetas de roupas para usar na lavanderia.  

E você como costuma organizar a sua rotina com as roupas? Comente e compartilhe conosco a sua experiencia. 

 

Esse post fpo feito em parceria com a OMO.

 

Assinatura