Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como organizar um chá de bebê?

13 de Janeiro de 2014 Kalinka Carvalho

O chá de bebê ou chá de fraldas é um evento que antecede a chegada do bebê. Ele acontece para ajudar os futuros pais com coisas necessárias para o bebê e é um modo carinhoso de dar as boas vindas.

 

1. Quando ele deve ser realizado? Quando a mulher estiver entre 7º e o 8º mês, para não correr o risco de o bebê chegar antes. Nessa fase a mulher já está com o barrigão e já sabe o sexo do bebê. Em caso de gêmeos aconselho fazer no 6º mês.

2. Quem deve organizar? Geralmente é um parente, amiga ou colega do trabalho, a mãe e o pai podem ajudar com a lista de convidados e dos presentes.  

3. Quem convidar? Antigamente era um evento onde só as mulheres participavam, mas atualmente homens têm participado da festa. Muitas vezes, pode acontecer dois chás diferentes, um na empresa e outro com familiares e amigos. O importante e que todos que rodeiem a vida da futura mamãe e do futuro papai possam participar.

4. Por onde começar? Com a lista de convidados feita, decida a data, local e horário. O local deve acomodar todos os convidados. O horário e data são definidos segundo a disponibilidade dos pais.

5. O que pedir na lista de presentes? A lista de presentes é um dos pontos mais importantes do chá. Muitas coisas já foram compradas para a chegada do bebê, então peça coisas que ainda estão faltando, que não sejam caras, e que serão uteis para os primeiros meses do bebê.  Quando não souber o que pedir, peça fraldas de tamanhos variados.

6. Como deve ser o convite? Pode ser o tradicional, papelzinho, e-mail ou telefonema. O que não pode faltar são as informações básicas: Data, horário, local e o que levar. Avise com pelo menos duas semanas de antecedência, assim as pessoas podem se programar para comprar os presentinhos.

7. O que servir aos convidados? Depende do tipo de chá que escolheu: brunch ou chá da tarde. Em relação aos comes e bebes você pode receber os convidados, com deliciosos salgadinhos, mini sanduíches, sucos, chás, refrigerantes. Pense em coisas fáceis de servir. Evite alimentos que requerem preparar e esquentar.

8. Como fazer a decoração? Defina um tema, pode ser cor, personagem, o que quiser. Com isso definido, podemos providenciar a decoração, bolo, lembrancinhas e convite. Uma ideia legal é fazer um varal com roupinhas de bebê pode ser de verdade ou de papel, faça também um livro de vistas, para que as pessoas deixem mensagem para os pais e o bebê.  O bolo pode ser de fraldas, cenográfico ou de verdade. Use a criatividade!   

9. Devo fazer jogos e brincadeiras? Essa é uma opção, pode ou não ser feito. Você pode apostar nas mais tradicionais, como adivinhar os presentes, tentar acertar o tamanho da barriga, quantas balas têm na mamadeira, os convidados podem trazer uma foto de quando eram bebê e a grávida tem que adivinhar, ou você pode desenvolver seus próprios jogos. Você também pode colocar um karaokê e cantar músicas infantis. O importante é a diversão!

10. Fotografar ou gravar? Sim, esses momentos devem ficar na memória, mas podem ser mostrados futuramente aos bebês quando estiverem crescidos. Vai ser muito divertido para eles verem como foi o seu próprio chá de bebê. Fotografe e filme cada momento.

11. Tem que ter lembrancinhas? Esse é o auge da festa, é um agradecimento à presença no evento, e algo que será recordado como a primeira impressão do bebê. Capriche! Invente! Faça você mesmo! E lógico que a lembrancinha tem que ter haver com o tema, né?

Se precisa de uma ajudinha baixe o checklist do chá de bebê e a lista do enxoval do bebê. Tem vídeo ensinando a fazer bolo de fraldas e carrinho de fraldas

Tudo pronto? Vamos nos divertir!  

 

Assinatura