01

Veja como planejar suas férias em família

sexta-feira, 09 de setembro de 2022

Fonte: Freepik

 

Férias em família é uma das programações mais importantes para se fazer durante o ano, afinal, trata-se de um momento que irá trazer vários benefícios. Além de proporcionar momentos únicos, as férias também permite que a família fique ainda mais unida. O fato é que, por mais que gostemos de nossas rotinas, uma hora ou outra, as mesmas atividades ficam desgastantes. Por esse motivo, na maioria das vezes, contamos os dias para chegar as férias. Para os adultos, esse momento significa uma fase de descanso e relacionamento com os familiares e amigos. Já para as crianças, trata-se de um momento ainda mais especial, afinal, as responsabilidades ficam um pouco de lado.

 

Passar um tempo junto com a família, de longe, é um dos grandes privilégios que as férias podem proporcionar, portanto, vale a pena pensar em todos os fatores necessários para garantir esse momento especial. Isso significa que você precisa avaliar um transfer para aeroporto, meios de locomoção na região, programas e até mesmo onde será feita as refeições. Considerando que a rotina das pessoas está cada vez mais corrida, torna-se difícil criar momentos em família fora das férias.

 

Mesmo que nem todos os membros da família consigam se programar para uma grande viagem, ou ter uma programação de atividades, as férias representam uma ocasião onde não deve faltar a relação entre os pais e filhos.  Além das crianças e adolescentes conseguirem uma atenção extra dos pais, que nem sempre é possível devido à rotina, as férias significam tempos de compartilhamento, que precisa ser aproveitado ao seu máximo.  Ao programar as férias, vale a pena considerar a ideia de combinar a diversão com aspectos emocionais e educacionais.

 

Nesse sentido, você também pode investir em equipamentos que possam registrar esses momentos especiais, como uma filmagem com drone profissional, que pode ser usado para mostrar os melhores ângulos possíveis, incluindo também, a beleza da região que foi escolhida. Em outras palavras, as férias podem ser consideradas como uma oportunidade para criar um ambiente enriquecedor, capaz de oferecer grandes experiências de interação sócio emocional, cognitiva, sensorial e física.

 

Na verdade, as férias podem proporcionar momentos especiais independentemente da ocasião, portanto, as interações podem ser em:

 

  • Um passeio a um clube de piscina;
  • Se sujando na areia;
  • Brincando na grama;
  • Ir ao cinema ou parque de diversões;
  • Preparar uma refeição especial na cozinha.

 

Perceba que todos esses momentos, naturalmente, criam laços poderosos entre os familiares.  Criar uma programação inesperada, como ir em um auto atendimento fast food, em alguns casos, pode ser o suficiente para que faça parte das memórias das pessoas, principalmente, das crianças. Ao mesmo tempo, os pais conseguem ter o privilégio de ver os seus filhos crescerem, o que é bastante especial ao ter uma família.

 

Vantagens das férias em família

Ao pensarmos sobre as vantagens que as férias em família podem proporcionar, logo se abre uma porta com várias possibilidades. Dito isso, listamos alguns dos principais benefícios que as férias pode propor:

Alívio do estresse

Como dito anteriormente, a rotina diária pode ser cansativa tanto para os adultos, quanto para as crianças.  As férias, além de ser uma oportunidade de descanso, é também uma porta de entrada para ter novas experiências, onde você pode experimentar, por exemplo, o gosto que um macarrão talharim para yakissoba, ou outros pratos que podem ser atraentes para o restante da família.

 

Isso fica ainda mais evidente, quando lembramos que a neurociência já apontou que os efeitos do estresse podem prejudicar o desenvolvimento de uma criança.  Nesse sentido, as férias são, de fato, extremamente importantes para que o corpo e a mente recarreguem suas baterias para lidar, posteriormente, com as responsabilidades diárias.  Ou seja, é um tempo para deixar de lado questões como gestão de patrimonio familiar e outras responsabilidades que são, de fato, importantes, mas não tanto quando estamos de férias. Ao entrar de férias, os pensamentos dos adultos e das crianças descansam de todas as atividades que ocupam maior parte do seu tempo, como: trabalho, escola, e responsabilidades do dia a dia.

 

Laços fortalecidos

Vale pontuar que as férias não servem apenas para recarregar as baterias. O fato é que, momentos como esse, é também uma oportunidade para passar um tempo valioso com pessoas que amamos. É muito comum que, na rotina, esqueçamos de proporcionar momentos especiais, isso porque entramos naturalmente no piloto automático, devido a tantas responsabilidades que precisamos lidar. Na maioria das vezes, questões de trabalho que envolvem contatos com uma consultoria tributaria contábil, ou outros assuntos correlatos, nos deixam isolados da família por se tratar de responsabilidades diárias.  Em outras palavras, as férias também podem ser consideradas como uma oportunidade para nos conectarmos com o que realmente é a vida: carinho, amor, gratidão, calor e sorrisos.  Entre adultos, o distanciamento é capaz de desenvolver uma série de conflitos, portanto, imagine como as crianças se sentem ao viver em um ambiente carregado de estresse, individualismo ou ausência. Obviamente, as férias não devem ser consideradas como um antídoto para atitudes que tomamos sem pensar, mas ela pode ser usada para resgatar e criar novos momentos felizes.

 

Criação de memórias prazerosas

As férias em família também significa momentos de celebração e criação de memórias prazerosas, ao nível de ser levada para a vida inteira. Recordações especiais como essa, constituem partes importantes da nossa história de vida, e retratam tempos de muita leveza e felicidade.  No geral, as coisas mais simples compõem grande parte de nossas memórias afetivas. Algo como o cheiro de um bolo que a sua vó fez, ou quando aprendeu algum esporte.

 

Melhora na comunicação

Como dito anteriormente, as férias fazem com que momentos de compartilhamento sejam criados, e ao mesmo tempo, a intimidade também aumenta. No momento em que a intimidade aumenta, naturalmente a comunicação entre os pais e filhos melhoram. Devido ao fato de todos estarem juntos na maior parte do tempo, permite que seja estabelecida uma relação de mais confiança e sejam criadas conversas mais espontâneas. Através de uma comunicação frequente, torna-se mais fácil o processo dos pais expressarem melhor os seus sentimentos em relação às crianças. No geral, uma boa comunicação faz com que toda a família cresça em um relacionamento saudável.

 

Desenvolvimento mental e emocional das crianças

Uma das bases mais importantes na fase adulta, é as memórias que são criadas na infância. Além disso, as memórias afetivas servem como âncoras, que podem proporcionar conforto às crianças diante de vários momentos difíceis. Em outras ocasiões, as memórias afetivas podem auxiliar na gestão de emoções, no aumento da concentração e na atenção.

 

Como fazer o planejamento das férias em família?

A melhor maneira para tirar férias em família é fazer um planejamento. Nesse processo, vale a pena avaliar com antecedência o roteiro, quais serão os custos aproximados, e quantos dias ficará longe de casa. Pode parecer meio óbvio, mas nas férias, as preocupações rotineiras devem ficar de lado, para que os dias sejam aproveitados ao máximo. No geral, há outras etapas que devem ser seguidas para garantir o divertimento da família. Confira:

 

Defina o orçamento

O primeiro passo a ser dado para começar o planejamento das férias, é definir o orçamento, tendo ciência já do que será gasto, sem passar por qualquer tipo de dor de cabeça. Antes de sair de casa, procure reservar um local para hospedar os seus filhos.

 

Escolha atividades do agrado de todos

Ao escolher o local, pense também que ele deve agradar a todos, incluindo também, a programação das atividades. Contudo, ao planejar as atividades, lembre-se de escolher um local de estadia que tenha uma mão de obra terceirizada limpeza, ou que possua uma organização satisfatória, ao ponto de deixar o ambiente agradável. O tédio, nas férias, é um dos aspectos que devem ser evitados a todo custo, principalmente no que se refere às crianças. Portanto, não economize esforços ao definir o roteiro das férias.

 

Crie um cronograma

Em seguida, crie um cronograma com todos os detalhes da viagem. Nessa parte, procure colocar os locais em que deseja visitar, e com base nisso, você irá avaliar melhor a possibilidade de estender os dias fora de casa. Não esqueça de incluir o meio de locomoção, e as refeições. Dê preferência a lugares bem avaliados, que possam te proporcionar uma boa experiência, ou quem sabe, te entregar Brindes personalizados diferentes, como uma lembrança daqueles dias.

 

Inclua as pessoas no planejamento

Nessa parte não há nenhum segredo, basta incluir as preferências dos seus filhos e de outros membros da família. Incluí-los também ajuda na criação do cronograma das férias.

 

Distribua tarefas

Por fim, você pode dividir as tarefas do planejamento para que você não fique sobrecarregado. Portanto, distribua todas as atividades entre os membros da família.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais