Para receber atualizações e novidades:

Blog

Quando e por onde começar a organizaçāo?

06 de Janeiro de 2014 Kalinka Carvalho

Já sabemos que a organização é importante em nossa vida. Vamos entender quando e por onde devemos começar. Agora, é a hora perfeita, se você esta lendo este post, você quer se organizar e pode começar imediatamente.

Vamos seguir as etapas da organização. Primeira coisa a ser feita é um planejamento. Não da para organizar tudo de um dia para o outro. Temos que organizar uma coisa de cada vez. Inicialmente iremos ter mais trabalho, mas depois será tudo mais fácil.

 

No planejamento temos que definir tudo o precisa ser feito, você precisa decidir o que quer arrumar em primeiro lugar, em segundo lugar, e assim segue. Depois criar um cronograma de quando irá fazer e quanto tempo será dedicado aquele espaço ou local. Exemplo: hoje, quarta-feira vou arrumar a dispensa, tenho 1 hora. Amanhã irei arrumar os cartões de crédito, pois tenho apenas 30 minutos e assim por diante, com um pouquinho por dia você conseguirá arrumar tudo sem se cansar.

 

Depois vem o descarte, ou seja, tudo que não usa, esta quebrado, rasgado, não serve, não fica bem, não combina com você, te trás pensamentos de tristeza, tem dois do mesmo, vai embora. Você ficará surpreso com a quantidade de coisas que pode dispensar! Acredite, guardamos coisas que nem sabemos ao certo o porquê.

 

Separe tudo e faça uma doação para uma instituição de caridade, ou dê para pessoas conhecidas que você sabe que cuidarão de tudo com carinho, ou faça um bazar em sua casa com amigos e familiares. Opções não faltam! Lembre-se essas coisas não te pertencem mais e devem ir embora, assim darão espaço as coisas novas. Para essa etapa não ficar desgastante convide alguém para te ajudar, coloque uma música animada e mãos a obra. J

 

Pronto! Tudo que estava atrapalhando foi embora, você ganhou até espaços. A etapa seguinte é a categorização, temos que separar todos os semelhantes em um mesmo lugar para facilitar nossa procura. Nessa etapa definimos onde queremos que fique cada objeto.   Exemplo: toalhas de rosto e banho, ficarão no quarto ou no banheiro? Pense, para você, onde é o melhor local? Tenho espaço no banheiro? Posso guardar no roupeiro? Se depois, verificar que o local escolhido não é o mais apropriado, mude. Essa etapa acontece depois de tudo e chamamos de revisão.

 

Antes de colocar os objetos no lugar, você deve fazer a limpeza  do local. E para que as outras pessoas da casa saibam que aquele é o local escolhido, identifique, use etiquetas coloridas, caixas organizadoras, ou apenas explique por que aquele é o melhor local.  

 

Todos na casa devem participar da organização e da manutenção. Quando retirar uma coisa do local e não estiver mais usando, devolva no mesmo local. Não deixe largado, assim ficará mais fácil para todos.

 

Vamos revisar as etapas da organização: planejamento, descarte, limpeza, categorização, identificação, manutenção e revisão. Ufa!!!  

 

A organização é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Defina o seu método e organize suas coisas. Fique ligado nas redes sociais e saiba tudo sobre como se organizar!  #Ficaadica 

Assinatura