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Organize sua alimentaçāo

18 de Setembro de 2015 Kalinka Carvalho

Na hora de se organizar é importante levar em conta que algumas atividades que julgamos serem simples, mas que fazem toda a diferença. Entre elas estāo: dormir, beber água, praticar atividades físicas, meditar e comer.  Já ensinei aqui no blog como organizar a cozinha, a geladeira e a despensa. No blog da māe coruja ensinei como organizar o seu meu semanal. Hoje trouxe uma convidada super especial que irá nos falar sobre a importância de ter uma alimentaçāo saudável, de se montar um plano alimentar conforme as necessidades individuais de cada um. 

 

Carla Cruz, nutricionista formada pela UniBennett há mais de 10 anos no Rio de Janeiro, atuação na área de emagrecimento, saúde e prevenção personalizada e tem especialização em Nutrição Esportiva e cursos na área de Nutricoaching. Ela é muito apaixonada pela profissão e por tudo relacionado a um estilo de vida saudável. Ama fazer exercícios. Corrida de rua é o seu vício, pois sempre procura participar de Meias Maratonas pelo mundo, quando vai visitar outras cidades do Brasil ou países pelo mundo. Seu objetivo é fazer você conhecer melhor seu corpo e entender que cada deve buscar sua melhor versão, para se sentir bem. Não sou adepta à dietas restritivas, e sim, mostrar que comer bem, cuidar da saúde, optar por alimentos que nos aproxima da natureza, é uma escolha e depois que essa escolha é feita, sua relação com a comida melhora e passa a ser natural e prazerosa. Acredita em mudança de hábitos e uma tomada de consciência que vai mudar a sua vida.

 

 

Segue o que diz Carla Cruz do que deve ser levado em consideração por um nutricionista, na elaboração de um plano alimentar? Existe uma dieta ideal?

"Não. O que existe é a dieta (plano alimentar) ideal para cada pessoa, pois os critérios utilizados na elaboração do seu plano alimentar dependerão de características individuais, como seu peso, altura, nível de prática esportiva, percentual de gordura, massa muscular, seu histórico de saúde e familiar, etc.

Para que vocês entendam a importância de cada nutriente na nossa alimentação, onde cada um tem seu papel, descrevo abaixo uma breve explicação de cada grupo de nutrientes. Somente precisamos saber a quantidade adequada para cada um, assim, favorecemos a manutenção da saúde e nos afastamos das doenças ou as curamos.

  • Calorias: é uma unidade de energia. É a soma de carboidratos, proteínas e gorduras, os nutrientes que fornecem energia.
  • Carboidratos: principal fornecedor de energia para as células, principalmente para músculos e cérebro. Devem ser consumidos diariamente, sendo aproximadamente 60% do nosso valor calórico total. Os principais alimentos fornecedores de carboidratos são: arroz, milho, aveia, batata, fruta, mel, etc.
  • Proteínas: importante para o crescimento das fibras musculares, renovação celular, recuperação e manutenção das células e dos tecidos Participa da formação de hormônios e produção de anticorpos. Existem proteínas de origem animal, consideradas de alto valor biológico, por conterem todos os aminoácidos essenciais não produzidos pelo organismo, que são os peixes, frango, carnes em geral, ovos, leite e seus derivados. As proteínas de origem vegetal são, por exemplo, o grupo das leguminosas: lentilha, feijões, ervilha e grão de bico.
  • Lipídios (ou gorduras): apesar de ser um grupo temido, por ser conhecido como um problema para a manutenção do peso, deve ser consumido nas quantidades adequadas para cada pessoa, pois participa diretamente na fabricação de hormônios, recuperação dos tecidos, formação de anticorpos, etc.
  • Vitaminas e Minerais: são micronutrientes com papel importantíssimo na regulação das células e na produção de energia. Principais fontes são: verduras, legumes e frutas.

A dica de Carla é: "Procure um nutricionista e elabore um plano alimentar individualizado, adequado para suas características e objetivos". Se quiser acompanhar o trabalho da Carla ou contratá-la, seguem os ccntatos:

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