01

Resenha: Santa Ajuda da Micaela Góes

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Hoje é dia de resenha no blog. Com o objetivo de incentivar a leitura e trazer o que de melhor há no mercado sobre organizaçāo, a resenha de hoje é sobre o livro Santa Ajuda da Micaela Góes que apresenta o programa com o mesmo nome no canal GNT (tem post falando sobre os meus 6 programas favoritos do GNT e outro falando sobre 10 programas de organizaçāo e decoraçāo). Já escrevi sobre os livros: A Mágica da Arrumaçāo, Vida Organizada, Casa Organizada e recentemente fiz um post sobre os lançamentos desse ano

 

Aviso: Esse post contém spollers do livro.

 

Fonte: Revista Quem 

 

Micaela Góes é personal organizer e apresentadora do programa Santa Ajuda, no GNT. Lançou recentemente seu site e o livro que irei resenhar agora. O livro é dividido por cômodos, assim como os episódios do programa. Nele você também encontra as dez regras de ouro da organização, que são úteis para tudo e para todos. O prefácio é da amiga e cliente Camila Pitanga. Além dos ensinamnetos ela propõe uma reflexāo sobre simplificar seu dia a dia e como a bagunça pode atrapalhar. Veja as partes do livro abaixo:

  • Apresentaçāo
  • Organizar é preciso
  • As dez dicas de ouro 
  • Cap. 1 - Sala
  • Cap. 2 - Quarto 
  • Cap. 3 - Banheiro
  • Cap. 4 - Cozinha
  • Cap. 5 - Área de serviço
  • Cap. 6 - Escritório
  • Cap. 7 - Área externa 
  • Manter é mais que preciso
  • Dicas da Vovó Risoleta
  • Agradecimentos  

Fonte: Livro Santa Ajuda - Micaela Goes - Ed. Globo

 

O livro tem capa dura, super resistente e é todo colorido, adoro cores! Na organizaçāo da sala (verde) ela fala sobre entrada da casa, organizaçāo de fios, controle remoto e ao final de cada capítulo dá dicas milagrosas: como o descarte e a preocupaçāo com o meio ambiente.

Foto: Kalinka Carvalho

 

No quarto (azul) ela fala sobre hábitos cotidianos que temos que ter, cabides padronizados, dobras e o uso de gabaritos, sapatos, roupa de cama, brinquedos, etc. No banheiro (amarelo) ela fala sobre toalhas, uso de ganchos, cesto de roupa suja, caixas plásticas para categorizar as coisas, e fala dos medicamentos. (PS: As áreas molhadas como banheiro e cozinha nāo é o lugar ideal para guardá-los, caso os mantenha nesses lugares e nāo existe outra possibilidade guarde dentro dos armários longe da variaçāo de umidade e temparatura). 

 

A cozinha (laranja) que ela chama de o coraçāo da casa, e diz que para manter a organizaçāo desse cômodo é como uma receita de bolo, precisa seguir o passo a passo. Ela fala sobre as áreas da cozinha, temperos e especiarias, panelas, despensa e geladeira. A área de serviço (rosa) é o centro operacional da casa, ensina sobre materiais de limpeza, lavagem de roupa, passadoria e ferramentas. O escritório (azul) é a central de comando e ela fala da organizaçāo de livros e documentos, além da organizaçāo digital. Na área externa (vermelho) ela ensina como organizar seu kit de jardinagem, materiais esportivos e churraqueira.

Foto: Kalinka Carvalho

 

O livro tem uma leitura muito tranquila e funciona como um manual, ficou da dúvida? Consulte o cômodo da sua escolha e aprenda a organizá-lo. Ela finaliza o livro falando sobre a importância de se manter tudo, um exercício diário que deve ser feito. Tem um capítulo destinado aquela que chama de musa inspiradora a vovó Risoleta que dá dicas de limpeza e cuidados com o  espelho, mofo, tênis, roupas de bebê, cristais, agulhas, alfintes e paredes.

 

Recomendo a leitura do livro onde a Micaela compartilha suas experiências e descobertas do mundo da organizaçāo. Ela está a frente do Programa Santa Ajuda há seis anos, é māe das gêmeas Lara e Julia e casada com Pedro. Espero que tenha gostado e em breve novas resenhas! Deixei lincado ao conteúdo alguns textos aqui do blog que falam sobre o assunto. 

Foto: Kalinka Carvalho

 

O livro está à venda nas melhores livrarias de todos o Brasil. Adquira o seu:

              

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais