Para receber atualizações e novidades:

Blog

O que é essencialismo?

24 de Fevereiro de 2017 Kalinka Carvalho

 

O tema essencialismo está em alta e foi tema da revista Vida Simples desse mês. Fui ler mais a respeito para trazer um conteúdo explicativo e reflexivo sobre o tema. Podem ter pessoas que achem besteira e outras que realmente se conectem a esse método para ajudá-las na organizaçāo de sua vidas. Ele é uma doutrina já discutida por filósofos na antiguidade como Aristóteles, Descartes e Kant que vinha de contrapartida ao existencialismo defendido por Sartre. Razāo e emoçāo, intelectual e sensível, o que é melhor? O que devo fazer? 

Fonte: Revista Vida Simples

 

Segundo, o consultor inglês Greg McKeown, autor do best seller: "Essencialismo: A disciplinada busca por menos”, a pessoa essencialista sabe diferenciar o desnecessários do indispensável. Se concentrar no essencial para ele é o segredo do sucesso para esse mundo hiperconectado. Ela ainda afirma que as pessoas nāo estāo com falta de tempo, como muitas afirmam, e sim estāo com dificuldades em fazer escolhas. 

 

 

As 3 palavras mágicas do essencialismo sāo:

  • menos
  • mas
  • melhor

 

A organizaçāo é um passo para que você possa realmente verificar o que seria indispensável em sua vida. Para saber o que é essencial você deve revisar toda a sua vida. Muitas acreditam que o essencialismo é ser simples. Nāo se trata de fazer mais coisas em menos tempo e sim as coisas certas. Essencialismo nāo é uma estratégia de gestāo de tempo e nem uma técnica de produtividade. É um método para identificar o que é realmente importante e eliminarmos distrações e coisas que nāo fazem sentido em nossas vidas. Reduzir, simplificar e manter o foco devem ser nosso objetivos.

Uma das etapas da organizaçāo é o desapego, descarte, destralhe, uma das fases mais difíceis pois somos apegados as nossas coisas. A revista Vida Simples, cita que o poeta e teórico Ferreira Gullar, que morreu em dezembro do ano passado, dizia que o acúmulo nos traz uma falsa sensaçāo de felicidade. Vivemos numa fase tomada por informações e muitas delas desnecessárias, mas nos obrigamos a absorvê-las com medo de "ficar" por fora do assunto.

Na matéria fala de McKeown que diz que o essencialista é aquele pessoa que sabe identificar e focar em fazer somente o importante. Descubra o que é essencial para você e direcione a sua caminhada para algo que realmente faça sentido. O caminho nāo será fácil, terá escolhas e tomará decisões, mas valerāo a pena para viver com mais qualidade de vida e viver realmente os momentos. 

 

Vai aqui um desafio, se pudesse listar 10 coisas que sāo essenciais em sua vida, o que seria? Escreva e reflita a respeito! Se quiser compartilhar pode me enviar um e-mail: contato@kalinkacarvalho.com.br

 

 

Assinatura