01

Entrevista com a personal organizer Yolanda Hollaender

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

 

Olá Pessoal

Hoje é dia de entrevista com a personal organizer. Nossa convidada de hoje é Yolanda Hollaender, da Yorganiza. Ela é uma pessoa super querida e que admiro demais, sempre atenciosa e disposta a tirar as dúvidas, é uma exemplo e referência para mim. Graças ao incentivo dela, hoje sou membro da ANPOP - Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo. Preparados para a entrevista? Vamos lá?

 

 

Entrevistada: Yolanda Hollaender, formada em Letras e Secretariado, foi professora por mais de 10 anos em escolas de primeiro grau e trabalhou como secretária bilingue em empresas de diversos portes. Blogueira desde 2009, atualmente é consultora e profissional de organização em ambientes residenciais e corporativos, certificada pela OZ! É membro fundador da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP. Coordena e atua, junto com uma amiga psicoterapeuta e uma parceira profissional, a Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização. Participa, também, de cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento na arte de organizar espaço. 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer? 

Yolanda: Personal Organizer é um consultor, em primeiro lugar. Um profissional preparado para utilizar e ensinar técnicas, ideias e tecnologia em organização.

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de um personal organizer?

Yolanda: O Profissional de Organização analisa as necessidades de cada indivíduo e adapta o espaço para que este se torne mais funcional, lógico e racional. Assim, os benefícios de uma boa organização, praticada de forma disciplinada e contínua, podem proporcionar ao cliente aumento do espaço, melhoria na limpeza, agilidade ao procurar alguma coisa que precisa, aumentando o tempo para se dedicar a outras coisas e, sobretudo, uma melhor qualidade de vida. 

 

3) Kalinka: Quem sāo as pessoas que precisam de um personal organizer?

Yolanda: Pessoas que não têm tempo, disposição, habilidade ou dificuldade para se organizar.

 

4) Kalinka: Há quanto tempo você trabalha como personal organizer? Por que resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Yolanda: Estou atuando como Profissional de Organização desde janeiro de 2013. Organização de espaços é algo que tenho feito ao longo do tempo, desde a infância ao dividir o mesmo armário com meus irmãos; passando pelo curso técnico de Secretariado, quando utilizei técnicas de arquivamento; até a Faculdade no planejamento de aulas. Sendo esposa, mãe e profissional, aprendi gerenciar o tempo para conciliar minhas várias funções. Após a experiência de cinco mudanças num espaço de 18 meses, interessei-me pela organização profissional - fiz um curso de aperfeiçoamento e comecei a nova atividade. Gosto, principalmente, de sensibilizar pessoas para a necessidade da organização no dia-a-dia e mostrar a elas os benefícios que uma vida mais organizada oferece.

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar um personal organizer?

Yolanda: Ser um ouvinte atento, que estuda o estilo de vida de seu cliente, seus hábitos, suas preferências e atividades no dia a dia e adapta a residência para que ela se torne um lar mais aconchegante e prazeroso para morar, ou transforme um escritório num lugar mais prático e funcional. O Profissional de Organização deve estar sempre atualizado, acompanhando lançamento de novos produtos organizadores; desenvolvendo técnicas de organização e usar bons sistemas e ferramentas para tornar mais fácil a vida do cliente.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor? 

Yolanda: O Profissional de Organização atua, tanto em residências como em empresas. O valor pode ser cobrado por hora, diária ou projeto, com base no seu tempo de experiência no mercado, a localização do cliente e sua metodologia. O mercado está em franca expansão no Brasil.

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e ruins de ser uma personal organzier?

Yolanda: 

Três coisas boas: Sensibilizar as pessoas para a importância da organização; apresentar um sistema eficaz que se adapte à necessidade do cliente e incentivar o desapego.

Três dificuldades: Fazer com que o cliente entenda que a organização é um processo, não um estado alcançado em um dia; manter o sistema de organização entre todos os que utilizam o mesmo espaço e sensibilizar o cliente para a necessidade de ter menos objetos para melhorar a utilização dos espaços de forma racional.

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Yolanda: Gerenciar o tempo é uma ótima forma de se organizar e, com isso, você se torna mais produtivo.

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Yolanda: Caixas organizadoras: são ótimas para guardar miudezas, bolsas pequenas, lenços de seda, meias, maquiagem, enfim uma infinidade de utilizações. As mais recomendadas são as de plástico porque têm mais durabilidade, muito embora existam caixas feitas de papelão e que são bem decorativas – tudo depende da finalidade que se quer para essas caixas;

Cabides padronizados: eu prefiro cabides de veludo para roupas de seda, cetim e materiais delicados. Os cabides de madeira são resistentes, mas precisam ser de boa qualidade e dão boa sustentação para os blazers, paletós e calças. Os cabides de plástico quebram e não suportam muito peso. Já os de acrílico são neutros, mais resistentes que os de plástico, e não poluem o visual;

Pastas: gosto das de polipropileno com elástico e as que têm divisórias para separar documentos, tanto pela ordem alfabética, quanto por assuntos. Gosto de pastas suspensas em organizadores e revisteiros para organizar escritórios;

Etiquetas de identificaçāo: uso muito a máquina de etiquetar, pois dão uma melhor aparência à organização dos ambientes, onde é preciso identificação;

Uma boa agenda: prefiro uma agenda semanal que caiba em minha bolsa, para que eu anote os compromissos quando estiver fora do meu Home Office. Uso simultaneamente a agenda digital que sincroniza com o celular.

Fonte: Yorganiza

 

Espero que tenham curtido a entrevista, para acompanhar a Yolanda e saber um pouco mais sobre o trabalho dela, seguem os contatos:

 

Yorganiza

www.yorganiza.com.br

www.desorganizacao.com.br

e-mail: yorganiza@gmail.com

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais