Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer Vera Corradi

15 de Dezembro de 2014 Kalinka Carvalho

E hoje tenho como convidada Vera Corradi, da empresa Organize com VC. Ela foi minha professora no treinamento da OZ - Organize sua vida, quando fiz meu curso de personal organizer. Sendo assim é uma honra tê-la como convidada para essa entrevista. Se hoje posso falar com propriedade do assunto e graças aos ensinamentos dela, vou deixar no final desse entrevista uma foto da época que fiz o curso em 2010, assim poderāo ver direto do túnel do tempo :)  

 

 

 

Vera formou-se em Designer de Interiores pelo Centro Nobel de Artes, em 1990. É Personal Organizer, desde 1995. Parceira e Palestrante da “OZ! Organize sua vida”, desde 2005. Tem mais de 40 clientes de decoração e diversos projetos realizados. Já foram mais de 80 clientes de organização. Ministrou cursos de organização em diversas capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Teresina, Curitiba, Vitória. Participou de diversas entrevistas e palestras em radio, televisão, revistas e jornais.

 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer?

Vera: A organização nunca foi tão essencial quanto nos dias de hoje, quando se vive em constante luta contra o tempo. Para quem sente a necessidade de colocar ordem no ambiente doméstico ou até mesmo para aqueles que julgam não ter habilidades organizadoras surge uma luz: A Personal Organizer.

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Vera: A personal organizer é uma profissão nova no mercado, mas que tem atraído muitos adeptos. Ela cuida da organização da casa em geral, closet, home office, documentação, cozinha, área de serviço, e até a mudança para a casa nova. A organização traz para as pessoas  bem-estar e uma vida sem estresse. Quando na casa tudo está organizado o astral muda. É maravilhoso. A Personal faz uma visita ao cliente para diagnosticar as necessidades de otimização de espaços ou somente organização em todas as áreas da casa, seja cozinha, closet, área de serviço, WC, quartos, garagem ou depósito.

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Vera: Normalmente são pessoas que tem uma vida atribulada e necessitam que sua casa esteja organizada, homens que moram sozinhos, executivas, donas de casa, famílias que mudam e querem a organização da mudança da casa velha para a casa nova. Cada vez mais pessoas procuram por maneiras eficientes de lidar com as pressões de tempo e desafios do dia-a-dia, enquanto almejam por um bom desempenho em todas as áreas onde atua e se relaciona.

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Por que resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?                        

Vera:  Sou Designer de Interiores há 23 anos e Personal Organizer há 18 anos. Resolvi trabalhar com organização porque desde criança gostava de fazer “arrumação”, nome dado para a organização. Brincava de casinha e a parte que me cabia era arrumar a casa. Quando trabalhava como decoradora automaticamente acaba organizando a roupa da cliente e assim comecei. Com o passar dos anos passei a me dedicar somente à organização. A organização é importante na vida das pessoas, tem uma frase de minha autoria que diz “Organização não é um luxo e sim uma necessidade”. Quando você tem a casa organizada tudo melhora, o astral é outro, a energia flui melhor, sem contar que com a casa organizada sempre sobra um pouco de tempo para você cuidar de si. Adoro organizar closet, armários, gavetas em geral. Dobras de roupas, sapatos e acessórios sāo a minha paixão.

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Vera: Primeiramente, a pessoa tem que gostar de organizar. Costumo dizer que organizador tem TOC. É uma profissão que requer dedicação, carinho, capricho! Procurar um bom curso para se profissionalizar, faça laboratórios e monte um portfólio. Procurar conhecimentos básicos sobre organização, sobre ambientes domésticos sobre metodologias aplicáveis em diferentes situações e sobre produtos organizadores disponíveis no mercado.

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Vera: O Personal Organizar normalmente atua em residências, pode também organizar um pequeno escritório ou um estoque de lojas. O mercado está crescendo muito, então tem espaço para todos. Quanto ao valor a ser cobrado é relativo pois vai depender da cidade, bairro, e como a profissional trabalha. Por exemplo: podemos cobrar por hora, diária ou até um pacote fechado para trabalhos grandes.

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Vera: A organização é um trabalho maravilhoso, levamos bem-estar para as pessoas, diminuímos o estresse e renovamos o ambiente delas. Quanto ao ruim, acho difícil de falar porque gostamos do que fazemos, a não ser quando queremos ajudar as pessoas e elas resistem. Isso eu acho que nos deixa frustradas.

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Vera: A organização é um hábito que deve ser seguido. Procuramos sempre orientar o cliente que faça a arrumação diária e procure mantê-la. No início é mais difícil, mas com o tempo torna-se um hábito. Resultados: Maior praticidade, agilidade e principalmente uma boa aparência, complementando a decoração, deixando o dia-a-dia mais agradável e menos estressante.

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Vera:

Sacos à vácuo – ajudam demais na otimização de espaços

Separadores de gavetas – colmeias e caixas organizadoras.

  

Direto no túnel do tempo: 

Curso de Organizaçāo de Residências na OZ - Organize sua vida / Julho 2010

 

Para conhecer o trabalho da Vera e contratá-la, segue abaixo os contatos:

 

Organize com VC

www.organizecomvc.com.br

Email: corradi.vera@gmail.com 

Cel: (11) 99227-6550          

 

Assinatura