01

Entrevista com a Photo Organizer: Zezé Zimerman

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Já entrevistamos muito (as) personal organizers aqui no blog, hoje recebo uma convidada especial. Ela é photo organizer, isso mesmo ela organiza fotos impressas e digitais. Sua especialiadade é organizar as fotos de seus clientes para que os momentos nāo sejam esquecidos. Ela também ministra cursos ensinando outros profissionais a fazerem o que ela faz. Uma pessoa calma e de uma serenidade. Seu jeito doce de falar transmite tranquilidade e paz. Hoje vamos conhecer a trajetória da Zezé Zimerman.  

 

Arquiteta de formação, trabalhou em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo por mais de 15 anos. Sempre trabalhando com diversos projetos simultâneos, teve que aprender a usar normas rígidas dearquivamento e organização. Além de trabalhar com a estética, design, formas e cores inerentes a profissão.  Sempre amante da fotografia, tornou-se um hobby, mas as máquinas eram analógicas e com a chegada da era digital, chegou um novo desafio...como organizar estas fotografias também? Eis que a pratica do escritório foi incorporada às atividades pessoais, as fotografias eram arquivadas como os projetos. Nasce uma nova paixão, não ... Duas! Grávida de gêmeos, saiu do mundo corporativo e sua vida foi tomada por uma avalanche de fotografias digitais que sempre foram mantidas organizadas. E novamente um novo amor floresceu, preparar álbuns fazendo scrapbook digital. Não demorou para os amigos notarem esta habilidade. O amor, a delicadeza e o cuidado com que cada detalhe, cada foto eram tratados, chamou a atenção de amigos, que pediam para que o mesmo fosse feito para eles. A princípio os lindos e personalizados álbuns eram presenteados e depois virou um negócio, chamado a princípio de Foto Criações da Zezé. Muitos convites virtuais, lembranças personalizadas, álbuns eorganizações fotográficas foram realizados. Assim a Zezé Zimerman Photo Organizer começou a se estruturar e a se capacitar. E hoje, todos podem ter acesso a produtos feitos com cuidado, carinho, paixão e dedicação. Ministra cursos de especialização pelo Brasil Atua na área em seu escritório na Rua Vitorino Carmilo,463 – São Paulo.

 

 

 

1. Kalinka: O que e um (a) Personal Photo Organizer?

Zezé: Ser um Personal Photo Organizer e tratar com respeito e carinho todo acervo de memorias de uma família, individuo ou empresa.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de um (a) personal organizer?

Zezé: Nosso processo de trabalho é tentar traduzir os sonhos do cliente em relação a seu acervo de fotos: organizando , protegendo e compartilhado com sua família e amigos .  Para este projeto muitas vezes somos convidados a ingressar por etapas até que no final todo o processo fique da forma que nosso cliente sempre sonhou.  E um processo de muita emoção envolvida e por isso cada cliente será sempre único e seu projeto sempre especial.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de um (a) Personal Photo Organizer?

Zezé: Eu acredito ser o sonho de consumo de muitas pessoas , pois com a chegada das maquinas fotográficas digitais e dos celulares com câmeras nossa vida fotográfica tomou outra dimensão e isso não veio acompanhado com um manual de organização para tal .  Se pensarmos que está “bagunça “ digital esta instaurada desde 1990 , com a primeira máquina fotográfica e em 2001 com  primeiro celular com a função de máquina fotográfica imagine. Assim respondendo a sua pergunta, muitas pessoas precisam do nosso trabalho e sonham com ele!

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como Personal Photo Organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Zezé: Sou arquiteta de formação e atuei na área por mais de 15 anos e ao engravidar de gêmeos minha vida mudou. Decidi me dedicar a maternidade em período integral e assim virei uma “Japonesa disfarçada” cada sorriso um flash e como todos acabei me vendo cercada de imagens. Porem fui treinada a organizar arquivos nos escritórios que trabalhei e assim montei um sistema de organização que me ajudou muito. Além de criar lindos foto livros para meus pequenos. Logo este trabalho sem pretensão se tornou o sonho de consumo das amigas e depois das amigas das amigas e quando vi, criei um negócio kkk. Em 2016 resolvi fazer um curso na OZ e me especializar em Home. Lá descobri, quase sem querer, que o que fazia não só era considerado como uma área da organização quanto tinha inclusive uma associação americana para pessoas como eu. Assim surgiu a Zezé Zimerman Photo Organizer. Atualmente trabalho na área em meu escritório e ainda ministro cursos para formação de outros profissionais com meu apoio.

Espaço da Zezé em Sāo Paulo, onde ministra cursos 

 

 

5. Kalinka: O que e necessário para se tornar um (a) personal photo organizer?

Zezé: Acredito que para ser um profissional especializado em eternizar momentos da vida do seu cliente é fundamental que você tenha o amor e respeito pela história e pela fotografia. Esta sensibilidade será seu aliado no projeto.

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal photo organizer? Ha mercado para a profissão? Como e cobrado o valor?

Zezé: Nossa área de atuação e grande, podemos oferecer serviços na preservação e conservação de acervos em papel , digital e criação e diagramação de projetos exclusivos de fotolivros e presentes com fotografia. Se há mercado, muito! Mas como todo projeto novo, a divulgação e o estudo do publico e sempre seu maior aliado.  Os projetos variam muito de preço devido ao tipo de projeto prestado. Se quiserem ter uma ideia de preços podem visitar meu site e ver as tabelas de preços e serviços.

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser um (a) personal organizer?

Zezé Boas:

  • Trabalhar no seu tempo
  • Ter este contato tão próximo e enriquecedor com a história de uma família, individuo ou empresa.
  • Se tornar referência para seu cliente.

Ruins

  • Não é um trabalho com carteira assinada e assim não tem benefícios

 

 

8. Kalinka: De alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Zezé: Uma dica de ouro , seria ...nunca deixe que esta avalanche de imagens impeça você de iniciar sua organização. Para isso planejamento e tudo mas não inicie este projeto a noite . Inicie seu projeto cedo com seu plano de ação na mão.

 

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organizacao que acha essencial ter:

Zezé: Em breve terá uma linha exclusiva de produtos criados pela DELLO para organização de acevo fotográfico.

 

Nosso primeiro encontro presencial em 2016

 

Foto do Curso Photo Organizer

 

 

Você já tinha ouvido falar em PHOTO ORGANIZER? Para acompanhar o trabalho da Zezé, acesse suas redes sociais: 

www.zezezimerman.com.br

Facebook

Instagram

Pinterest 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais