01

Entrevista com Marilia Calandrino: 1ª brasileira certificada por Marie Kondo

Segunda-feira, 18 de Março de 2019

Hoje no blog recebo Marilia Calandrino ela é a 1ª brasileira certificada pelo Método de Marie Kondo. Já tem aqui no blog resenha sobre o livro A mágica da Arrumaçāo, resenha da série Ordem na Casa do Netflix e post  10 mandamentos para organizar a vida. 

 

Marilia Calandrino se formou em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e trabalhou por mais de 12 anos como consultora de intercâmbios, até meados de 2007. Como ex-intercambista, sempre foi uma entusiasta da modalidade e da transformação pessoal que acontece na vida de quem faz um intercâmbio. Depois de 10 anos em que se dedicou às suas filhas, voltou à ativa motivada mais uma vez pela transformação pessoal que experimentou. A transformação se deu ao ler os livros de Marie Kondo e organizar sozinha a sua casa pelo método KonMari, no final de 2017. Se deparou novamente com algo que a entusiasmou a ponto de desejar guiar outros por esse caminho. Continua atuando como consultora, porém não mais na área de intercâmbios e sim como consultora certificada no método KonMari de desintoxicação, organização e harmonização do lar. A sua paixão é acompanhar e auxiliar pessoas no seu processo de transformação pessoal, inspirando-as a identificar e priorizar o quê as faz felizes.

 

 

 

1. Kalinka: Qual a sua definição para o que faz um (a) personal organizer?

Marilia: No método KonMari, o personal organizer atua como um coach, guiando o cliente em cada etapa da sua “maratona de organização pessoal”, seguindo o passo-a-passo do método,  garantindo que o mesmo seja corretamente aplicado e internalizado pelo cliente, contribuindo para que sua experiência seja transformadora e permanente.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

2. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Marilia: Escolhi essa profissão pelo encantamento e transformação pessoal que vivencio após decidir abraçar a filosofia de Marie Kondo.  Minha trajetória começou por acaso. Li os livros “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria" em 2015 e 2016, respectivamente e me encantei pelo método. Porém,  com a correria do dia-a-dia, não achei  tempo para colocar em prática, até que o destino me deu uma mãozinha.  Em outubro de 2017, precisei ficar de repouso por conta de uma microcirurgia e assim tive tempo para reler os dois livros e fazer a minha maratona pessoal de organização. Foi uma transformação na minha vida! Através do site oficial KonMari.com, fiquei sabendo dos seminários, o primeiro passo para me tornar uma consultora no método. Participei do seminário com a Marie Kondo e sua equipe em abril de 2018 e em agosto fui a primeira consultora certificada no Brasil. É importante ressaltar que já existiam outras brasileiras certificadas, porém,  atuando no exterior. E hoje já somos 4 consultoras certificadas atuando no Brasil.

 

 

3. Kalinka: Você realizou algum curso aqui no Brasil? Qual?

Marilia: Não fiz nenhum curso aqui no Brasil, pois o que me encanta no meu trabalho é a transformação pessoal que ocorre através da aplicação do método KonMari e não da organização em geral. (Sim, sou fã do método!)

 

 

4. Kalinka: O que te fez procurar uma certificação com a Marie Kondo?

Marilia: Quando vivenciei essa transformação pessoal durante a minha própria maratona de organização, fiquei entusiasmada com a ideia de guiar outras pessoas no método KonMari.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

5. Kalinka: Conte uma pouco sobre sua experiência no curso? O que mais gostou e o que nāo gostou?

Marilia: Amei tudo no seminário! Primeiro foi incrível  estar pessoalmente com a Marie, ela é um encanto! Super centrada e amável, exatamente como podemos observar na série da Netflix. Depois porque estive em contato com mais de 100 participantes do mundo todo. Acho maravilhosamente enriquecedor esse ambiente internacional. Fiz muitos contatos e até algumas amizades. Estou sempre conversando com as outras consultoras do mundo todo. É muito especial para mim fazer parte do grupo das consultoras certificadas. Estamos em constante aprendizado e crescimento e nos inspiramos umas às outras. Inclusive nosso time das consultoras  brasileiras é muito próximo. 

Fonte: Imagens do arquivo pessoal

 

 

6. Kalinka: Como aplica o método KonMari hoje no seu trabalho?

Marilia: Aplico o método KonMari no meu trabalho diretamente nas sessões de home detox na casa dos clientes. Gosto de explicar o desenvolvimento  das sessões no método como um processo individual, totalmente focado e centrado no cliente. Começa c a desintoxicação do lar, depois a organização e por fim a harmonização do mesmo. O cliente participa ativamente de todo o processo, é ele quem faz efetivamente a sua mara tona e eu estou presente para garantir que a sua experiência seja realmente eficaz e duradoura. Também realizo workshops no método KonMari , onde os participantes têm oportunidade de vivenciar a sua aplicação através de dinâmicas, ao mesmo tempo em que entram em contato com o que é essencial e importante para si mesmos.

 

 

7. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Marilia: Recomendo a leitura dos livros da Marie Kondo e a série dela na Netflix. Garanto que se você escolher somente o que te traz alegria e te faz feliz e for capaz de descartar todo o restante com gratidão, vai começar a viver o seu estilo de vida ideal. Isso transcende para todos os aspectos da vida. É realmente uma filosofia transformadora.

 

Na mídia:

 

Acompanhe o trabalho da Marilia: 

Marilia Calandrino 

www.sparkjoybrasil.com.br (ainda em construção)

Instagram

email: mariliacalan@gmail.com

telefone: (15) 97401-64 71

 

*Próximos workshops:

30/03 Private Workshop em São Paulo

13/04 Workshop na Dell Anno Sorocaba

27/04 Private Workshop em B. Horizonte

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo