01

Vida de Empreendedor: Flávia Ferrari

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Já falei sobre a Flávia Ferrari aqui no blog, ela é uma youtuber que dá diversas dicas simples para ajudar no dia a dia da casa. Aqui no blog tem post com as dicas dela que considero mais legais. Se ainda nāo viu, veja o post do TOP 10 com a dica do dia com Flávia Ferrari. Convidei ela para ser uma das entrevistadas aqui no blog na categoria vida de empreendedor, e ela é claro foi uma fofa e aceitou. Vamos conhecer um pouco mais sobre quem é a Flávia e como ela se organiza: 

 

Flávia Ferrari é engenheira por formação e tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Flávia: um empreendedor tem que ser muito focado. Empreender é uma tarefa solitária e de disciplina, porque por mais que você trabalhe de uma forma colaborativa (para crescer e se desenvolver deve trabalhar com os outros e delegar), a parte de planejamento e estratégia é uma atividade que depende mais de nós mesmos. Por isso o foco e a perseverança são muito importantes. Isto tudo somado ao amor e à fé em trabalhar naquilo que nos propomos.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Flávia: Minha referência é o Jorge Paulo Lemann, uma pessoa extraordinária além de um empreendedor de sucesso, para quem eu tive o privilégio de trabalhar. Com ele aprendi muito sobre foco e disciplina, além da extrema amabilidade com todos. Também tive muita sorte de me especializar em empreendedorismo na Itália (este foi o foco do meu MBA), um país genuinamente empreendedor, o que me abriu os olhos para a multiplicidade da vida, pelas muitas opções e caminhos que podemos tomar.

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Flávia: Meu lado de engenheira pesa muito nesta hora: eu escrevo absolutamente tudo o que tenho que fazer. Na verdade, toda sexta feira eu procuro fazer uma lista das tarefas para a semana seguinte (quase sempre consigo) e priorizo. Por enquanto também conto com a minha memória - que é ótima! - mas gosto de escrever tudo e me organizar assim. Porém aprendi a lidar com a minha ansiedade, pois antes queria planejar tudo, e desde que comecei a empreender para valer descobri que tenho que manter a flexibilidade, visto que cada semana é uma nova semana cheia de oportunidades. Honestamente, o que eu consigo planejar eu planejo com antecedência, o que não consigo, deixo vir organicamente e sem sofrer muito.

Fotos do Arquivo da Flávia Ferrari

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Flávia: Eu tenho uma visão muito sistêmica, também legado da engenharia e que casa muito com a minha personalidade. Em geral, quando encampo um projeto novo conheço razoavelmente bem os meios e caminhos para o começo, meio e fim. Então, a organização dos projetos torna-se simples.

Novamente, eu escrevo tudo. E quando digo escrevo é escrever mesmo, com lápis e papel. Tenho vários cadernos que me acompanham e registram tudo. Prefiro os meios "analógicos" de planejamento. Agora, quando a estrutura está montada, corro para montar uma planilha de Excel.

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Flávia: Eu trabalho bastante, facilmente mais de 12 horas por dia. Porém como tenho um home office anexo ao meu quarto consigo flexibilizar e viver bem. Faço todas as refeições com as crianças, levo na escola, acompanho lição e conversamos muito. Também não me furto a encontrar amigos, acho que estes momentos de "vida" são super importantes para o nosso equilíbrio em geral.

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Flávia: Eu leio muito (adoro ler!). Estudo muito sobre o meu trabalho - sobre a lógica das dicas domésticas - e também me aprofundo em técnicas de marketing. Gosto demais de ler guias de limpeza e organização americanos, como os da Martha Stewart.

Fotos do Arquivo da Flávia Ferrari

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Flávia: Meu escritório é anexo ao meu quarto, aqui no apartamento onde eu moro. Era uma antiga sala de televisão, super iluminada (tem um janelão) que me conecta com o jardim do prédio. Tenho várias coisas que eu gosto rodeando meu computador, tenho uma chaleira e um frigobar no escritório além de vários livros e material de referência. Neste ponto eu sou gregária: apesar de poder trabalhar nos mais variados lugares eu ADORO ficar sentada no meu espaço para trabalhar.

 

 

8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Flávia: Organização é importante para tudo, tanto para empreender quanto para viver. O ponto é que cada pessoa organiza-se de uma forma distinta, há ferramentas mais "universais", porém cada um deve entender seu modo de se organizar e colocá-lo em prática em sua vida cotidiana.

 

9) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Flávia: Aí você me pega! Como eu comentei, não uso nenhuma ferramenta de organização específica. Sou "das antigas", da época do papel e caneta. Meu conselho para os leitores é que eles entendam sua dinâmica própria e organizem sua rotina com estratégias e ferramentas que sejam funcionais para cada um deles.

 

A Flávia tem um ebook gratuito com 100 dicas para organizaçāo e limpeza da casa:

Foto da Uol

 

 

Ela também tem um curso que ensina o dia a dia da cas no Portal da UOL:

Foto da Uol

 

E ai gostaram da entrevista? Quem quiser acompanhar o trabalho da Flávia Ferrari, segue os contatos:

www.flaviaferrari.com.br

Facebook

You Tube

Instagram 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais