01

Entrevista com a personal organizer: Clarissa Aranha

sexta-feira, 07 de outubro de 2016

 

Desde que voltei dos Estados Unidos e comecei a ir em eventos com outras profisisonais de organizaçāo ela sempre estava por lá, foi uma pessoa que me encantou logo no início. Administradora de empresas por formaçāo descobriu na organizaçāo um jeito de administrar e organizar a vida das pessoas. Por gostar muito de cachorros iniciou um trabalho diferenciado e tem muitas dicas para organizaçāo de Pets. 

 

Clarissa Aranha é carioca, mais atualmente mora em Sāo Paulo. Casada com um santista e mãe de dois peludos lindos que completam sua família. Ela é formada em administração pela PUC-RJ e com pós-graduação em empreendedorismo FGV. Durante alguns anos atuou na área de controladoria de um fundo de pensão, onde percebeu a importância da organização e do controle para a produtividade de uma empresa. Nessa época começou a buscar mais informações sobre organização, produtos, livros e descobrui uma nova profissão e uma verdadeira paixão.

 

 

 

1) Kalinka: O que é um Personal Organizer?

Clarissa: Personal Organizer é o profissional que trabalha em todos os aspectos relacionados à organização. 

 

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de um personal organizer?

Clarissa: O trabalho da personal funciona através da avaliação do que precisa ser organizado, do descarte de peças não utilizadas, da categorização das peças restantes e o planejamento de como será feita a organização e da identificação dos espaços.

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de um personal organizer? 

Clarissa: Pessoas muito atarefadas, com uma vida muito corrida que não conseguem se organizar por falta de tempo ou de vontade para iniciar essa empreitada por conta própria. 

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Clarissa: Trabalho como Personal Organizer a mais de 1 ano e meio. Decidi por essa profissão primeiro porque gosto, depois porque eu queria ter um trabalho onde eu pudesse ajudar as pessoas, agregando qualidade no seu dia-a-dia. O que mais gosto de organizar são armários.

 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar um personal organizer?

Clarissa:  É necessário fazer cursos de certificação para estar apto à profissão. Além claro de se identificar com a área. 

Fonte: Arquivo Pessoal Clarissa

 

 

6) Kalinka: Onde atua o PO? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Clarissa: O Personal Organizer pode atuar em qualquer área onde seja necessária a organização. Seja nos documentos  de uma empresa, no closet de um residência, nos arquivos de um computador até em smartfones e seus aplicativos. Existe mercado para este profissional, pois muitas vezes acumulamos funções e papeis em nossas vidas porém a quantidade de tempo que temos disponível se mantém a mesma. O Personal Organizer proporciona maior qualidade de vida na medida em que permite que você priorize aquilo que realmente importa na sua vida, ao invés de procurar coisas que não sabe onde está. O valor geralmente é cobrado por projeto.

 

 

7) Kalinka: Cite três coisas boas e três ruins de seu um PO:

Clarissa: Coisas boas: Ajudar as pessoas a terem uma vida melhor; não ser um trabalho de rotina; ter um horário flexível

Coisas ruins: Não ter rendimentos fixos; a profissão ainda não estar regulamentada; por ser uma profissão nova, muitas pessoas não conhecem os benefício e não percebem valor no serviço.

 

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para os leitores

Clarissa: Dica para organizar papel: junte todos os papel que você possui e divida-os em 3 pilhas. Jogar fora (lixo), resolver (se tiver que fazer algo sobre) e guardar. Assim você reduz uma pilha grande em 2 menores e no final tem que arquivar apenas 1 pilha. Desta forma você reduz bastante seu trabalho e consegue ter uma luz no fim do túnel pra resolver o problema da papelada que se acumula. Todo novo papel que chegar, já pense em que pilha ele deveria estar, e dê sua destinação.

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Clarissa: Cestas e colmeias organizadoras. 

Fonte: Arquivo Pessoal da Clarissa 

PS: Por coincidência, nessa data ano passado estava participando do curso de organizaçāo de malas na Yru Organizer com a Clarissa e o facebook me lembrou (risos):

Quer acompanhar o trabalho dela? Acesse suas redes sociais: 

www.perfeitaharmonia.com.br

Facebook

Instagram 

You Tube 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais