Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de empreendedor: Chico Montenegro do Olhe Fora da Caixa

10 de Julho de 2015 Kalinka Carvalho

Mais uma entrevista para a categoria Vida de Empreendedor. Essa série será composta por entrevistas com empreendedores e focaremos em como eles se organizam. Segundo Michael Faraday as cinco habilidades empreendedoras para o sucesso sāo: concentraçāo, discernimento, organizaçāo, inovaçāo e comunicaçāo. O intuito dessa série é mostrar como a organizaçāo é importante para se alcançar o sucesso profissional. 

O convidado de hoje é um grande amigo, o Chico Montenegro do Olhe Fora da Caixa, o propósito dele é bem parecido com o meu que é ajudar as pessoas a serem mais produtivas e organizadas.  

Chico Montenegro é empreendedor há 12 anos, estudou administração mas sempre foi fissurado por marketing. Foi consultor em e-commerce ajudando diretamente mais de 150 empresários a entrarem na web com suas empresas. Em 2009, depois de ter vendido duas empresas, criou o primeiro blog coletivo sobre Mídias Sociais do Brasil, o Mídia Boom. Palestrou em diversos eventos sobre Mídias Sociais e o mundo da Blogosfera e transformou o Mídia Boom em um negócio digital. Em 2011 fundou a Agência Social Tag, focada em conteúdo e gestão de redes sociais e blogs. Com a Social Tag foi um dos fundadores e organizadores do SM Trends, um evento presencial e gratuito sobre mídias sociais e negócios digitais. Participou ativamente da elaboração de projetos digitais com foco em conteúdo, redes sociais e blogs para diversas grandes empresas, entre elas Claro, Sagatiba, Revista Caras, Shopping D, 3M, Grupo Abril entre outras. Fundou em 2014 o Olhe Fora da Caixa, um blog voltado ao desenvolvimento pessoal e que em poucos meses virou mais um negócio digital. É co-fundador do #VáMaisLonge, um dos maiores congressos online sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

 

1) Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Saber fracassar. Já vi diversos empreendedores com habilidades e até dons especifico e é bem interessante ver como pessoas assim atuam. Mas nunca vi, nem li, nenhuma história sobre o sucesso de algum empreendedor que tenha dito 100% de sucesso em tudo que fez. Saber fracassar é algo primordial para o sucesso. Costumo dizer que o fracasso não é uma escolha, é uma etapa, ele vai acontecer. O que separa os homens dos meninos, é saber se levantar rápido e olhar o fracasso como um aprendizado. Já fracassei muitas vezes e descobri em cada erro algo interessante que levo para a vida.

 

2) Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Minha mãe! Embora eu adore histórias de grandes empreendedores, como Carlos Wizard, Chris Gardner, Jorge Paulo Lemann e outros grandes nomes e até bons escritores como Jon Acuff, Tony Robbins, Charles Duhigg eu sempre percebo que meu "guru" é minha mãe. Ela é paraibana, assim como eu. Veio para São Paulo, cidade onde moro até hoje, quando eu tinha 3 anos e mesmo sendo analfabeta, ela trabalhou e trabalha ate hoje como empregada doméstica. Aprendi com minha mãe que tudo tem seu tempo, que mais importante que o dinheiro é o trabalho e mais importante que o trabalho é fazer bem ao próximo.Enquanto um filósofo, como o grande Mario Sérgio Cortella diz algo como "Não olhe para trás para encontrar soluções, pra frente que se anda em busca do futuro", minha mãe diz algo como "Vai em frente, pra trás é só história...".

 

3) Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Agenda, agenda, agenda. Sou uma pessoa viciada em agenda (rs). Mas eu gosto de priorizar tarefas importantes e não importantes e busco compreender meu melhor momento de energia do dia para executar o que realmente importa.

 

4) Como organiza seus projetos?

Normalmente eu crio um mindmap das ideias e tento entender se são válidas e se podem mesmo serem feitas. Depois tento validar com algum projeto menor e verificar se vale a pena a dedicação e esforço naquela ideia de projeto, pois ainda é apenas uma ideia. Depois faço algo simples e que muita gente odeia fazer: planilhas. Eu organizo os projetos em planilhas, uso a agenda para tarefas e simplesmente faço cada tarefa como determinei, claro que com alguns ajustes no meio do caminho.

 

5) Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Como trabalho com o que amo, calculo umas 10 horas de trabalho por dia. Mas eu intercalo bem o tempo com família, amigos e tarefas fora do trabalho. Acredito que por dia eu passe umas 6 ou 7 horas com minha família (trabalho de casa), almoço com minha esposa na maioria das vezes, mas faço questão de jantar com ela todos os dias. Finais de semana gosto de ficar longe do computador e curtir mais o dia.

 

6) Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Sim, muito. Leio todos os dias e gosto bastante. Normalmente separo no mínimo 45 min de leitura todos os dias, o que me ajuda a concluir 1 livro por semana. Ao invés de um livro eu gostaria de indicar um vídeo que fiz e que vem ajudando muita gente a criar o hábito da leitura:

 

 

7) Como é o seu local de trabalho?

Trabalho de casa. Tenho um home office bem estruturado, com mesa, cadeira confortável e boa iluminação, até mesmo porque eu faço alguns vídeos para meu canal do Youtube. É uma sala inspiradora, com uma parede de lousa onde posso escrever frases que me inspiram. 

 

8) Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Muitooooo. Para ser uma pessoa produtiva, é necessário ser uma pessoa organizada. Quando falamos em organização logo pensamos em uma mesa arrumadinha, mas não é só isso. Se uma pessoa que não organiza a mesa, provavelmente (nem sempre) possa não organizar sua agenda, suas finanças e seus projetos e para ser um empreendedor de sucesso, isso é fundamental.

 

9) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Ferramenta eu iria fácil no Google Agenda. Simples de usar, tem aplicativo para o celular e é totalmente de graça. Quanto mais complexo o sistema para se organizar, mas dificil será o uso, por isso gosto dos sistemas simples. Uma dica simples é a priorização. Colocar um monte de tarefas na agenda não quer dizer que você esta indo para o caminho do sucesso, é preciso priorizar tarefas importantes que te deixem mais próximo dos seus objetivos.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Chico? Acesso olheforadacaixa.com.br, lá você encontrará 2 ebooks gratuitos: Mude seus hábitos e Comece sua mudança. E o novo projeto do Chico é o Programa Mude seus Hábitos, um curso 100% online que tem como objetivo ensinar a produtividade, foco e acabar com a procrastinaçāo através da mudança tranquila de hábitos do dia a dia.  Experimente o mini-curso em 4 aulas gratuitas e comece a sua mudança.  

 

Assinatura