01

Vida de Empreendedor: Alessandro Saade

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Hoje com muito orgulho recebo meu professor de empreendedorismo do MBA Alessandro Saade. Ele tem uma iniciativa que se chama Empreendedores Compulsivos. Ele é consultor, professor, autor, palestrante e é claro um empreendedor compulsivo. Também têm seu lado pai, filho, marido, baterista, basqueteiro, apaixonado por música e por desafios. Uma pessoa coerente sempre que necessário, ácida sempre que possível e incansável sempre. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória dele: 

 

Alessandro Saade é referência no universo do empreendedorismo no Brasil, possui mais de 20 anos de experiência atuando como consultor, professor, e mentor para grandes empresas e startups brasileiras. É idealizador do Empreendedores Compulsivos, projeto com atividades voltadas para o fomento de novos negócios e que já ajudou mais de 15.000 mil empreendedores e intraempreendedores pelo Brasil. Formado em Administração de Empresas e mestre em Comunicação e Mercados, especializou-se em Empreendedorismo pela Babson College e em Inovação por Berkeley (ambas nos Estados Unidos). Foi responsável por introduzir no Brasil o segmento de cervejas gourmets. Atualmente, é professor e head de Empreendedorismo na Business School São Paulo (BSP). Além de palestrar sobre Empreendedorismo, Negócios e Liderança, é colunista da BandNews FM de Brasília e da revista Música e Mercado.

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Alessandro: Principalmente a perseverança. Não se acerta de primeira. Mas ele também tem que ter grande habilidade de relacionamento interpessoal, conhecimento de números, visão estratégica e estar sempre antenado. O empreendedor é um incansável.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Alessandro: Admiro várias pessoas: O pensamento do Malcolm Gladwel, a visão estratégica do Peter Drucker, a perseverança do Steve Jobs. E estou sempre conhecendo e aprendendo a admirar novas pessoas.

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Alessandro: Sou muito desorganizado. Meu pensamento é intenso, caótico. Então uso uma plataforma de gestão de contatos e projetos, chamada Insightly que controla a minha vida. Eu recomendo. Nele coloco minhas atividades de professor, palestrante, empreendedor e também pessoais. Posso inserir atividades recorrentes, como as pautas para meu programa semanal de rádio, ou mesmo atividades pontuais, como a renovação do passaporte, que eu agendo assim que pego o novo.

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Alessandro: Tenho dois formatos: Aulas, Palestras e Workshops têm o mesmo pipeline. O ciclo é bem parecido, apesar do processo comercial ser diferente. Mentoria, Consultoria e Novos Negócios têm um segundo pipeline. Ambos são gerenciados pelo Insightly, que me avisa do andamento e das etapas seguintes de cada um. Nele posso delegar uma tarefa para um membro do meu time, ou para um parceiro pontual, que atua num único projeto.

Fonte: Arquivo Pessoal de Alessandro Saade

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Alessandro: Tento, sem muito sucesso, definir blocos de horários fixos. Trabalho com certeza mais de 15 horas por dia. Principalmente quando leciono a noite. Mas não é nenhum sacrifício. Amo o que faço. Teoricamente, depois de levar as crianças na escola, corro no parque. Teoricamente. Então começo o dia me planejando. Depois me informo e produzo conteúdo. Com a cabeça ainda limpa. Depois a parte comercial, follow ups, calls de projetos, etc. Então almoço. Tento pelo menos uma vez por semana encontrar algum amigo ou parceiro de negócios, para colocar o papo em dia. Isso pode ser também um café da manhã. A tarde reservo para reuniões, mentorias, etc. Noite com a família, ou lecionando.

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Alessandro:  Sempre estou consumindo ou produzindo conteúdo. É o core do meu negócio. Assisto a TEDs, tenho um agregador de notícias (feedly) que todo dia busca meus temas na internet e nos sites das escolas, empresas e revistas que sigo e me entrega tudo junto. As melhores separo em outra ferramenta (pocket) que me permite colocar tags e facilitar a busca e quando precisar escrever ou consultar.

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho:

Alessandro: Apesar de ter um delicioso home office com minha biblioteca, montado pela Dri, minha esposa, para mim, não tenho muita disciplina para trabalhar em casa. Então acabo trabalhando muito na rua, nos clientes. Atualmente tenho ido muito ao Google Campus, aqui em São Paulo.

Fonte: Arquivo Pessoal Alessandro Saade

 

 

8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Alessandro: Totalmente! Sem organização nada acontece. Tanto que a cada novo projeto fechado, contrato alguém para cuidar da organização daquele projeto. Documentos, prazos, pessoas envolvidas, materiais, etc.  Isso nos faz ganhar tempo e economizar dinheiro e retrabalho.

 

 

9) Kalinka:  Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Alessandro: Já incluí nas respostas anteriores rs, mas segue abaixo: 

INSIGHTLY – www.insight.ly

FEEDLY – www.feedly.com

POCKET – www.getpocket.com

Também uso o Google Keep, para lembretes e tarefinhas. Ele aceita texto, audio, foto. Tudo! É super prático.

 

Fonte: Arquivo Pessoal Alessandro Saade

 

Sensacional conhecer a vida de um empreendedor compulsivo né? Para acompanhar o trabalho do Alessandro Saade, segue suas redes:

compulsivos.org

Facebook

Instagram

Linkedin

Twiiter 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais