01

Vida de Empreendedor: Dieverson Colombo

sexta-feira, 08 de julho de 2016

No vida de empreendedor de hoje meu convidado é Dieverson Colombo. Ele é jornalista e empreendedor digital e hoje ajuda outras pessoas a começarem a trabalhar pela internet, deixando para trás uma vida burocrática e infeliz. Além do blog Mudança de Planos ele oferece uma oficina com o mesmo nome. Na oficina ele ensina a dar os primeiros passos rumo a uma vida como mais propósito. No blog dele tem uma entrevista contando a minha trajetória
 

 

Dieverson Colombo é jornalista por formação e empreendedor por opção. Estava insatisfeito com os empregos tradicionais e, ao perceber que a maioria das pessoas não está feliz com o trabalho, resolveu criar o Mudança de Planos, projeto focado em mostrar a trajetória de quem trabalha fazendo o que gosta e ajuda quem quer ter mais liberdade e qualidade de vida. Tem 25 anos e mora em Farroupilha, RS.

 

 

 

1. Kalinka:  Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Dieverson: Acredito que principalmente a força de vontade. Muita gente desiste cedo achando que ao abrir uma empresa tudo vai dar certo no dia seguinte. E não é assim que acontece. Além disso, um empreendedor precisa ser criativo, organizado, pensar a longo prazo e trabalhar muito.

 

 

2. Kalinka:  Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?
Dieverson: Tenho várias referências nessa área. Tim Ferriss, autor do livro Trabalhe 4 Horas por Semana, me inspirou demais com esse livro e até hoje é uma grande referência por tudo o que representa o trabalho dele para mim. No Brasil as pessoas que mais admiro e acompanho são a Paula Quintão e o Bruno Ávila.
 

 

3.  Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?
Dieverson: Faço anotações no papel mesmo e algumas vezes no computador. Sempre tenho uma lista de tarefas do dia anotada para conseguir ser produtivo.
 

 

4. Kalinka: Como organiza seus projetos?

Dieverson:  Uso bastante o google drive e o dropbox. Mas também tenho tudo organizado em pastas no notebook. Não demoro muito tempo para achar o que preciso.

 

 

5. Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Dieverson: Depende muito de cada dia. Como também ainda faço trabalhos como freelancer na área de jornalismo, alguns dias tenho mais trabalho e outros menos.
Mas normalmente começo a trabalhar entre 8h e 9h e aproveito a parte da manhã para focar em conteúdos, já que percebi que sou mais produtivo e criativo de manhã. De tarde deixo para fazer outras atividades como organizar conteúdos, ajustar o que for necessário no site, entrar em contato com pessoas para entrevistar e editar entrevistas. E quando tenho trabalhos freelas uso parte da manhã e parte da tarde para isso. Algumas noites eu trabalho. Mas só se tenho muito trabalho. Costumo me organizar para não precisar trabalhar de noite.

 

 

6. Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Dieverson: Sim. E preciso dedicar mais tempo para isso. Mas de noite quando tem alguma palestra online costumo assistir ou em algumas noites eu deixo um tempo para ler.
Um livro que eu indico para quem quer empreender é o Trabalhe 4 Horas por Semana do Tim Ferriss. O título é apelativo, claro. Mas o conteúdo é incrível. É um verdadeiro tapa na cara para quem quer mudar de vida e ainda continua no mesmo lugar.

 

 

7. Descreva seu local de trabalho:

Dieverson: Moro sozinho e transformei um quarto que estava vazio em escritório. Aqui pega bastante sol durante o dia e isso facilita para a questão da luminosidade. Mas também tenho um espaço na sala que trabalho alguns dias. Só levo minha cadeira lá e o espaço para o notebook já está lá. O melhor é não ficar o tempo todo no mesmo lugar. 

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

8. Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Dieverson: É fundamental. Vejo muitas pessoas reclamando da falta de organização, mas que não param alguns minutos para deixar tudo em ordem. Nós empreendedores temos tanto material, tantos conteúdos, que se não deixarmos tudo organizado vamos perder boa parte do dia só procurando o que precisamos. Tem tantas formas de se manter organizado. É só cada um seguir a que mais se identifica.

 

 

9. Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Dieverson: Eu acredito que o google drive é uma ótima ferramenta de trabalho, principalmente se você trabalha com alguém ou vai enviar arquivos para outra pessoa. Sem contar que fica tudo ali, online, e seu computador não fica cheio de arquivos perdidos. É muito prático e ajuda demais. Mas quem quer se manter organizado precisa ter planejamento. Anote o que você precisa fazer, o que tem prioridade e o que deve ser feito no mesmo dia e siga esse planejamento. Tenha metas e se planeje de acordo com elas. É difícil ser desorganizado quando você sabe aonde quer chegar e o que precisa fazer para isso.

 

 

E ai gostou da entrevista? Se quiser acompanhar o trabalho do Dieverson, segue seus contatos:

www.mudancadeplanos.com.br

Facebook

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais