01

Economizar e evitar desperdícios na obra? É possível!

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019

Cooltig/Pixabay

 

Realizar uma obra, seja ela apenas uma reforma na cozinha ou a construção de um imóvel do zero, é algo que demanda tempo e (muitos) gastos. Mesmo se você estipulou um orçamento inicial de acordo com o tamanho do seu bolso, quanto maior a obra, mais ela tende a demandar despesas extras e inesperadas. Por isso é importante desde o início tomar decisões inteligentes e dar passos bem pensados, visando otimizar o cronograma e minimizar seus gastos. Hoje vamos mostrar que é possível sim economizar, basta uma estratégia correta e um bom uso dos recursos, para evitar que suas obras fiquem paradas ou que os gastos superem o previsto no orçamento! Desde saber quantos blocos por metro quadrado são usados até considerar materiais reciclados para sua obra, veja a seguir algumas dicas de como reduzir custos e evitar desperdícios.

 

Projeto e Mão de Obra

Um bom planejamento é essencial para evitar gastos desnecessários, e isso é preciso ser feito desde o início. Para obras mais simples, muitas vezes a contratação de um engenheiro apenas é suficiente. Mas cuidado, lembra daquele famoso ditado “o barato sai caro”? Muitas vezes cortar alguns passos pode prejudicar o decorrer e o resultado da obra, demandando reconstruções para compensar ou corrigir um trabalho mal feito.  E isso vale na contratação da mão de obra - é melhor buscar profissionais mais confiáveis e experientes, mesmo que pareçam mais caros de início, para evitar dores de cabeças - e gastos - futuros. Veja um passo a passo de como organizar sua obra neste post.

 

Material

Essa etapa é uma das que mais acabam pesando no final. Isso muito devido ao aproveitamento inadequado - estima-se que 30% dos materiais são desperdiçados a cada obra realizada. Isso se deve basicamente a três fatores: mal-uso, baixa qualidade e estimativas errôneas. Por isso, além de investir em materiais de boa qualidade e resistentes, especialmente para áreas críticas como o telhado, o que ainda diminui o risco de danos e potenciais quebras, é imperativo fazer os cálculos corretos. Então coisas como saber quantos blocos por metro quadrado ou são fundamentais para o bom andamento de uma obra.

 

Alternativas sustentáveis

Aproveitar ao máximo os materiais irá ajudar a reduzir gastos e a quantidade de entulhos descartada - o meio ambiente agradece. Algumas lojas de materiais de construção podem tentar fazer você levar mais peças, sendo que muitas poderiam ser reaproveitadas - por exemplo recortes de pisos para fazer rodapés, madeiras, vidros, tintas etc. Também pesquise diversas lojas e tente negociar, fazendo “pacotes” e pedindo descontos por compras grandes. Outra opção eco-friendly, para seguir a tendência e ainda cuidar do meio ambiente, é apostar em materiais de demolição ou reciclados. Além de darem um toque de estilo e poderem ser úteis até para fazer móveis, é possível encontrar peças em ótimo estado para serem reaproveitadas em sua casa - e por preços muito menores.

 


Ilsaki0/Pixabay

 

Dicas e macetes de insider

Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas e aplicadas pelos profissionais contratados para trabalhar em sua obra. Como são coisas muito específicas da área, você pode não saber, mas basta uma pesquisa online em sites especializados e canais de YouTube ou uma boa conversa com quem tem conhecimento e vivência na área de construção civil para descobrir macetes úteis e colocá-los em prática.  Se informar é sempre muito importante antes de fazer qualquer coisa, ainda mais algo que não seja de seu campo de competência. Por exemplo, coisas simples como armazenar telhas e tijolos empilhados para evitar sua quebra, e guardar sacos de cimento longe da umidade, podem parecer básicas, mas para um leigo no assunto, são conselhos de ouro que podem ajudar a poupar bastante no extrato final. 
 
Espero que essas dicas te ajudem a poupar em sua próxima reforma ou construção – passos simples podem significar menos despesas e um trabalho mais eficiente.
 

 

Esse post foi feito em parceria com Grupo Estrutural 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo