01

3 dicas para organizar suas finanças

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

Fonte: Kalinka Carvalho

 

 

Você sabe para onde seu dinheiro está indo? Sabe onde pode economizar? Tem noçāo do valor do seu estilo de vida? Nāoooooooooooooooo? Entāo esse post vai te ajudar a iniciar o processo de organizaçāo das suas finanças. Lembrando que sou uma consultora em organizaçāo e nesse caso vou falar de organizar, categorizar, monitorar e avaliar sua finanças. Nāo darei nenhuma dica de investimento pois nāo é a minha especialidade. 

 

 

1) Faça um mapeamento e escolha quais serāo as suas ferramentas: 

Sim você tem que acompanhar todos os seus gastos diários, mensais e anuais. E para saber onde está indo o seu dinheiro você deve escrever em algum lugar o que foi e quanto foi. Quantas vezes nāo tomamos uma cafezinho no bar, pagamos com dinheiro e nem nos damos conta do valor mensal gasto com esse cafezinho? 

 

Agora vem uma parte interessante existem pessoas digitais que usam apps e planilhas, mas também existem que gostam de ferramentas análogicas e só conseguem se organizar com elas. Nesse caso escrever os gastos faz com que a pessoa consiga monitorar, pode ser em um caderno, em uma planilha que foi impressa no papel, em um mural, existem muitas maneiras e ela deve ser fácil e intuitiva para você. O mais importante aqui é saber ONDE ESTÁ INDO O SEU DINHEIRO! 

 

Já fiz um post aqui no blog com 10 apps para monitorar seus gastos. Também tenho aqui no blog um arquivo para descrever o orçamento doméstico, que você pode baixar gratuitamente. E você ainda pode montar sua própria planilha no excel. 

 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

 

2) Crie categorias para definir seu valor de estilo de vida: 

Essa é a parte que adoro, muitas vezes a organizaçāo seja financeira ou do espaço nāo consegue ser mantida por falta de categorizaçāo. Mas também muita opções podem complicar, entāo seja suscinto, escolha as categorias principais dos seus gastos para ter ideia de quanto você realmente gasta em cada uma delas. Segue abaixo um mapa mental das categorias que julgo essenciais para monitoramento das suas despesas pessoais, mas claro que você quem decide como irá categorizá-las e organizá-las: 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Dica preciosa nunca use as categorias diversos ou outros, elas só fazem com que procrastinemos em pensar um pouco e encaixar a despesa nunca categoria já existente. Na imagem acima coloquei em outros Pets e Filhos, caso queira monitorar separademente o valor ok? 

 

 

3) Tenha motivações para organizar suas finanças e investir: 

Ter metas e objetivos é fundamental para que consiga realizar seus desejos e ter sucesso. Já ensei aqui no blog 5 passos para organizar suas metas para o ano novo  e mural de desejos: como fazer e organizar o seu. Com isso você terá uma motivaçāo para economizar, poupar e utilizar seu dinheiro de forma correta e consciente. 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

 

Outros posts sobre o assunto: 

 

Alguns blogs que sigo sobre finanças:

 

Eu espero que você tenha gostado do post, e conte nos comentários como organiza o seu dinheiro? Quais ferramentas usa? Até o próximo post! 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo