01

6 dicas de como escolher a cor certa para a sua parede

segunda-feira, 09 de maio de 2016

Pixabay

 

Sabe aquele ambiente em nosso imóvel que está há muito tempo sem modificações e você deseja dar uma cara nova? A saída ideal é mudar a cor das paredes, além de ser uma tarefa prática, tem a vantagem do baixo custo.

Para pintar uma parede, existem inúmeras possibilidades de cores e combinações, você pode usar e abusar da criatividade para criar um novo ambiente. O importante é tomar cuidado para que as cores não conflitem e desequilibrem o ambiente.

Uma cor pode influenciar no tamanho do cômodo, nas sensações que ele transmitirá e muito mais. Para isso, vale a pena conhecer um pouquinho sobre como elas funcionam para depois escolher a cor ideal para seu ambiente.

 

1) Como as cores funcionam:

Nós, seres humanos, assimilamos a cor através da visão - estímulo imediato - e esse estímulo possui influência sobre nosso psicológico, principalmente quando o assunto é emoção. Para aprofundar mais sobre o assunto, vale a pena pesquisar sobre a psicologia das cores na internet, veja abaixo uma pequena representaçāo:

Fonte: Mundo da Psi

 

 

2) Dicas para escolher uma cor para a parede

a) Ganhar espaço 

Se a intenção é ampliar o ambiente, utilize tons claros. Além de sensação de ambiente ampliado, você não terá conflito com os móveis e objetos decorativos.

Fonte: Revista Sua Casa

 

 

b) Diminuir ambiente

Para causar a sensação de um ambiente menor, pinte as paredes menores de cor mais escura, isso fará com que a mente interprete que o caminho de uma ponta a outra do ambiente foi percorrido em menos tempo.

Fonte: Favorita Planejados

 

 

c) Alongar ambiente

Para alongar o ambiente, utilize a técnica de cor mais escura em duas paredes, dispostas uma de frente à outra.

Fonte: Coral

 

 

d) Ambiente para jovens 

Essa fase é uma fase muito alegre, a nossa dica é para que busquem cores alegres, que combinem com a fase.

Fonte: Sala de Decoraçāo

 

 

e) Ambiente para pessoas em fase mais madura

A sugestão é apostar em tons pastéis, médios de cinza, marrom preto e branco. Essas cores transmitem a sensação de serenidade.

Fonte: Pilar Arquitetura

Espero que tenham gostado das dicas e inspirações, veja também outros posts de decoraçāo

 

Esse texto foi feito em parceria com a www.realimoveis.com.br

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais