01

6ª Conferência Personal Organizer Brasil 2019

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019

Nos dias 27 e 28 de setembro aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno o maior evento de organização da América Latina, a Conferência Personal Organizer Brasil, que já está em sua sexta edição. Eu estive na primeira edição em 2014 e desde 2016 sou Embaixadora do Evento. Segundo reportagem do site IG sobre Ecomonia: Personal Organizer é um negócio e gera renda, estimasse que o mercado de organização movimente R$ 10 bilhões por ano no País. O mercado de organização envolve desde produtos, serviços, cursos, consultorias e conteúdo e esse ano reuniu cerca de 1.300 pessoas. 

 

Todos os anos é tradicional que eu escreva um post de como foi o evento. Se quiser ver tudo que aconteceu nos outros anos, veja aqui: 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. Esse ano a Conferência veio cheia de novidades, a primeira que ao invés de Uma Embaixadora foram 8, eu como Embaixadora de Honra, Clarissa Aranha como Embaixadora Nacional, Roberta Andrade que foi a Curadora do Evento e Embaixadora Internacional e as Embaixadoras Regionais:

Elas estiveram interagindo nos Grupos de Whatsapp Regionais, nas redes sociais e nas lives que também foi outras novidade dessa ediçāo. Tivemos entrevistas com painelistas, palestrantes, expositores e patrocinadores para o Esquenta da POB. Veja as lives no canal oficial da Conferência Personal Organizer Brasil.

 

Continuando as novidades desse ano, o cargo de mestre de cerimônias que era da querida Cristiane Belfiore esse ano foi feito pelo ator e apresentador Thiago Fortes, uma simpatia de pessoa que contagiou e conduziu o evento maravilhosamente bem.  Mostrou sua habilidade em motivar e interagir com o público.

 

A primeira palestra foi do idealizador do evento José Luiz Cunha, que também é proprietário de uma das maiores escolas de capacitação de profissionais do país, a OZ Organize sua Vida. Ele trouxe dados de pesquisas realizadas com profissionais e público final sobre o mercado de organização. Nossa convidada internacional Regina Lark, da empresa Aclearpath deu uma palestra cujo tema foi Acredite no Possível – Um mapa para um negócio de sucesso. Ela afirmou que a organizaçāo precisa estar em todos os lugares, que você precisa se arriscar e você que escolhe seu cliente, pois cada profissional é único, nāo existe competiçāo e sim ousadia e determinaçāo. Tenha a mente aberta, continue aprendendendo e ensinando sempre aconselhou ela. 

 

Esse ano tivemos outra novidade o artista e desenhista Marcio Reiff transformou em desenhos algumas palestras, workshops e painéis. O trabalho dele é inscrível, ele consegue transformar em desenhos de forma sucinta o que ouve. Na primeira palestra ele revelou dados da pesquisa realizada por José Luiz Cunha, sāo elas:

  • 96% entendem que a organizaçāo gera produtividade; 
  • Apenas 8% usam a tecnologia para se organizar; 
  • + ou - 30 livros publicados por brasileiros; 
  • A média do valor por hora de R$ 150,00, sendo que a maioria cobra por projeto; 
  • 35% já ouviram falar sobre personal organizer; 

 

Logo após o coffee break tivemos a apresentação da nova diretoria da ANPOP com a Presidente Zezé Zirmermann. Já sāo 5 anos de associaçāo e já somos 300 associados, falaram sobre o clube de benefícios da ANPOP que já está em vigor. 

 

Na Sala Sāo Paulo aconteceram as oficinas: 

  • Mesa Posta com Evenlyn Maghidman (Personal Organizer e Especialista em Mesa Posta) Instagram
  • Ergonomia com Marcella Canton (fisioterapeuta especialista em reeducação funcional da postura e do movimento pela faculdade de medicina de São Paulo CREFITO: 176409-F) Instagram
  • Dobras com Gisela Wittmann (Personal Organizer e Fundadora da Arpop MG) Instagram 
  • Mala de Viagem com Sandra Zini (Personal Organizer e Especialista em Mala de Viagem) Instagram

Na Sala Brasil aconteceram os workshosp:

  • Como Produzir Imagens Atraentes para o seu conteúdo de divulgação – Carolina e Nathalia da Stiebler e Bucciarelli  | Fotográfas (Site) Elas explicaram sobre a importância de uma foto bem tirada, sempre pedir autorizaçāo e usar a LUZ à seu favor. Tenha um objetivo com aquele foto e produza seus conteúdos ao invés de ficar usando de terceiros. 
  • Sustentabilidade e seus conceitos: como alinhá-la a organização do seu negócio – Luisa Monte | Consultora em Organizaçāo e Produtividade (Site) Ela falou que um dos pilares da sustentabilidade é o econômico e o outro é o social. Que para nós profissionais que ajudamos no Descarte de nossos clientes, precisamos saber e entender o que o Descarte Consciente (Leia o post como se organizar para reciclar o lixo). E a sustentabilidade e a organizaçāo incentivam uma mudança de hábito, otimizam o tempo e ajudam na economia.  

 

 

  • Comportamento Empreendedor: Como Desenvolver o potencial empreendedor para alavancar o seu negócio – Regina Barreto | Consultora e Coach (Site) Ela diz que um empreendedor deve aprender todos os dias, inclusive com os erros, pois empreender requer muito investimento no início. Entāo para ter sucesso use sua rede de contatos, encontre o seu diferencial do mercado e seja claro naquilo que faz. 
  • Quem paga suas contas é você ou a sua empresa? Carlos Alberto | Economista e Consultor Empresarial (Instagram) Ele falou sobre a importância da organizaçāo financeira do seu negócio. Que os números revelam muito sobre a sua empresa, entenda é fundamental saber quando custa a sua empresa para poder precificar o seu valor. 

 

 

  • O pode do funil de vendas: como atrair clientes no Instagram – Fernando Vaz (Instagram) Ele falou que instagram nāo é vendas e sim conteúdo, e que as pessoas compram de pessoas, por isso você deve ser autentico. Descubra quem é seu público, quais os problemas ele gostaria que você resolvesse e diga de forma simples como você pode ajudar.  
  • Empresabilidade: Como estabelecer metas e se planejar para manter seu negócio – Alessandra Souza (Instagram) Ela falou que nāo podemos esquecer nosso passado, traga tudo que estudou e fez para o seu presente. Use ferramentas de grandes empresas para o seu negócio, como planejamento estratégico, análise swot, estabelaça suas metas através da técnica SMART e assim descobrirá suas prioridades. (Veja o meu vídeo sobre a diferença entre objetivo e meta).

 

Tivemos a palestra mais esperada do dia que foi com Alexandre Espindola – Descubra o Jeito Disney de encantar clientes. Ele mostrou como e porque a Disney é referência em atendimento.  O professor e palestrante, revela que, há mais de 60 anos, o modelo Disney alavanca seus parques e resorts por entregar uma experiência memorável aos seus visitantes. O jeito Disney de encantar clientes é referência em todo o mundo, prova disso é que a marca se tornou a mais poderosa em 2016. Veja as 5 dicas de como encantar seu cliente: 

  1. Tenha uma fantástica atenção aos detalhes. Cuide das pequenas coisas (DETALHES) e surpreenda através delas;
  2. Construa experiências. Cada contato com o cliente não deve ser apenas uma relação de troca, mas sim uma oportunidade de viver uma experiência memorável com ele;
  3. Entregue mais do que ele veio buscar. Vá além, tudo que você conseguir entregar a mais vai permitir que ele perceba mais valor e não lhe compare apenas pelo preço;
  4. Use a empatia no atendimento. Walt Disney falava que precisamos vestir a pele do cliente e é necessário envolver-se com seus problemas;
  5. Crie o fator “Uau!”. Faça um mapeamento dos momentos de contato e combustão. Crie ícones marcos para que ele possa dizer “Uau!”.

 

 

E para finalizar o primeiro dia do evento tivemos os painéis:

  • Pergunte ao Personal Organizer que teve como mediadora Renata Leslie e Participantes: Carol Rosa, Margo Belloni e Lili Castro. Entre as dicas principais delas estāo: monte um equipe alinhada, é importante fazer a  visita técnica, ajude seu cliente a descartar e envolva-o na organizaçāo. 
  • Novos Negócios pela ótica masculina que teve como mediadora Ivana Portella e participantes: Alexandro Borba, Andre Slignac, Artur Fonseca e Nacho Eguiarte. Pela primeira vez na POB um painel só com homens, sempre acho importante ter um homem no palco, somos quase 95% de mulheres nesse mercado, mais eles estāo sim consquistando seu espaço pouco a pouco. No painel contaram sobre suas carreira, desafios e conquistas. 

 

 

 

Ao final do evento tivemos a Festa da PO com direito a bar e DJ.

 

 

No segundo dia da Conferência, tivemos uma Palestra VIP: Nossos melhores clientes e onde encontrá-los? com a Regina Lark. Em sua palestra ela revela que seu cliente pode estar em todos os lugares, esteja preparado para quando ele aparecer, 

 

Outra novidade foi a tecnologia usada esse ano.  Onde em um único palco acontecia duas atrações ao mesmo tempo. Bastava colocar a frequência dos seus fones de ouvido e você escolhia qual workshop/painel queria assistir. Teve pessoas que resolveram ouvir a palestra enquanto andavam pela Feira Organiza Brasil. Esse ano ela estava incrível esse ano com quase 50 expositores entre eles fabricantes, distribuidores e serviços.

Os primeiros workshosps simultâneos que aconteceram foram com as maravilhosas Cristiane  Belfiore - canal 1 (Instagram) e Adriana Saade - canal 2 (Instagram). A primeira falou sobre: O poder de negociação na hora da venda e a segunda Sāo tantas emoções – como lidar com as suas emoções x as emoções do seu cliente.

 

 

Logo depois os workshops foram com Alice Santos - canal 1 (Instagram) e Nacho Eguiart - canal 2 (Instagram) Ela falou sobre Criatividade e organização – como estimular a criatividade e usá-la no dia a dia do seu negócio. Ele Gerencie seu negócio como se fosse seu!

 

 

Após o intervalo da manhā, foi a vez do meu workshop - canal 1 (InstagramComo Organizar sua imagem nas redes sociais para alavancar o seu negócio e dividi palco com Bianca Rosario - canal 2 (Instagram)  que falou sobre Assistente Virtual: aprenda os segredos de como atender clientes virtualmente.

 

 

Em seguida tivemos 2 painéis simultâneos. O primeiro foi o Case de Sucesso Mediado por Claudia Pilli e que teve como participantes: Fabi Bartolli, Marcia Guerra e Roseli Moraes. O outro painel foi Marie Kondo, sim ou nāo? A mediadora foi Cristiane Belfiore e participaram dele Nanili Grinkraut, Regina Lark e Tatiana França. (Veja os posts sobre Marie Kondo aqui no blog) 

 

 

Os próximos workshosp foram com Helena Alkhas - canal 1 (Instagram) Cliente ideal: Qual é o meu? Aprenda a identificar o seu cliente ideal e construir um negócio que você ama e o outro com Dr. Bactéria  - canal 2 (Instagram) Como maus hábitos podem afetar a sua saúde e a do seu cliente. 

 

 

Após o almoço Christian Barbosa deu palestra falando sobre Segunda Carreira – arrumando tempo para desenvolver e prosperar em um novo negócio.

 

 

Logo depois tivemos o Super Painel Mediado por Helena Alkhas e que teve como participantes José Luiz Cunha, proprietário da OZ – Organize sua Vida e idealizador do evento, Micaela Goes, apresentadora do Programa Santa Ajuda da GNT e umas das sócias da A casa com Vida, Gustavo dos Anjos da Leroy Merlin e Melo da Arthi.

E para finalizar o evento tivemos a palestra da coach Erika Guarnieri Coragem e Atitude mudarão seu destino, que fechou com chave de ouro. Ela falou da importância de aprender com os erros, pois ninguém "...sabe o quanto você caminhou para chegar até aqui..." . Falou sobre os 5 elementos do sucesso, sāo eles: autoconhecimento, produtividade, conexões, venda e marketing digital. Entāo criando a sua identidade e através da sua capacidade você terá o reconhecimento. 

 

 

Tivemos muitos sorteios e o Concurso POB 2019 que escolheu os 2 vídeos mais criativos contando a experiência na POB 2019 e o Queridinho da POB 2019, onde todos os expositores participaram com seus produtos organizadores e o público escolheu o que achavam mais interessante.

 

As vencedoras dos concursos foram:

 

E o produto queridinho escolhido foi a Colmeia Rígida da OU e tive o prazer de entregar o prêmio:

 

 

O evento foi sensacional e marcado por tecnologias novas:

  • Aplicativo do Evento Eu VOU (Android e IOS)
  • Workshops com fones de ouvido (palestra silenciosa)
  • Uso do mentimer para pesquisas em tempo real e através dele foi eleito o queridinho POB

 

Confira a playlist oficial: 

E conheça os expositores da Feira Organiza Brasil:

Quer saber nas novidades em primeira māo? Entāo siga as redes oficiais da Conferência:

https://personalorganizerbrasil.com.br/

Instagram

Facebook

Youtube

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo