01

Como organizar uma festa do pijama?

quarta-feira, 03 de setembro de 2014

A festa do pijama como é tradicionalmente conhecida nada mais é do que o encontro entre amigas na casa de uma delas. Podem acontecer dessa da infância até a adolescência, geralmente realizada com 2 a 6 garotas no máximo.

Ela surgiu com o intuito de deixar que as meninas dormissem umas na casa das outras  Ela começa a noite e só acaba no dia seguinte depois do café da manhã. Para as meninas é um rito de passagem.

 

1) Quando fazer? O melhor período é durante as férias ou em algum feriado prolongado, mas se não pode esperar faça em um final de semana.

 

2) Como convidar? Pode ser por telefone, mandando um e-mail, uma carta, um convite personalizado ou convidando pessoalmente.

 

3) Quem convidar? Chame as amigas mais íntimas.

 

4) O que elas precisam levar? Peça para todas levarem seu kit de higiene pessoal, travesseiro e muda de roupa. Caso não tenha colchões suficientes, peça para trazerem sacos de dormir. Há crianças que gostam de dormir com bichinhos de pelúcia, peça para levarem também. Importante: o pijama devem ser confortável, para que possibilitem movimentos como pular, dançar, etc.

 

5) O que fazer? Existem diversas atividades que podem ser feitas durante a festa do pijama. Abaixo algumas sugestões:

 

a) Sessão Cinema: alugue 2 filmes para que as garotas possam assistir e que sejam condizentes com a idade. Pode ser romance, terror ou suspense.  Obs.: Deixe essa atividade por último, assim elas pegarāo no sono assim que acabarem de assistir o filme.

b) Jogos de tabuleiros: detetive, banco imobiliário, war, jogo da vida, etc.

c) Jogos variados: gato-mia, verdade ou desafio, caça ao tesouro, mimica, jogos de videogame com equipes, uno, twister etc.

d) Desfile de pijamas

e) Salão de beleza: é possível fazer uma máscara para o rosto, pintar as unhas e fazer maquiagem uma nas outras. Confira o post como organizar um dia de spa em casa.

f) Guerra de travesseiros: vale desde que não machuque ninguém e não destrua os travesseiros.  As meninas devem bater o travesseiro uma nas outras, e o objetivo é derrubar todas as meninas com o travesseiro.

g) Dia de Culinária: todas as amigas preparam juntas e com a supervisão dos pais algo bem gostoso, pode ser cupcakes, bolo, brownie, etc.

h) Galeria de arte: lápis de cor, giz, tinta, folhas, tudo que tiver direito para liberar a criatividade das garotas, pode sugerir algum artesanato também. Aqui no blog tem um post como se organizar para ser criativo. 

i) Karaokê: faça uma playlist e libere para que as garotas dancem e cantem bastante.

E na hora de dormir ainda vai rolar aquela fofoquinha antes que todas durmam.

 

6) O que servir? É necessário pensar no jantar e no café da manhã. Por se tratar de uma festa o mais indicado a noite são pratos rápidos e práticos. Sugestões: pizza, cachorro-quente, salgadinhos, pipoca, refrigerantes, sucos, doces e sorvete.

Estipule um horário para que todas possam acordar e tomar café da manhã. Prepare um café caprichado. Já escrevi aqui no blog como organizar uma mesa de café da manhã.

 

7) Onde dormir? Se for possível colocar colchões infláveis no quarto da menina, é perfeito, assim elas terão mais privacidade. Caso não haja espaço, verifique algum lugar na casa onde elas possam colocar os colchões no chão e dormirem todas juntas.

 

Dicas:

1) É importante que os pais que forem recebem as garotas verifiquem se os pais das outras permitiram que elas durmam em sua casa. Tenham os contatos dos pais, caso necessário.

2) Deixe uma máquina fotográfica ou o celular para que as meninas possam fotografar a festa.

3) Providencie uma lanterna para cada uma, caso queiram ir ao banheiro ou tomar água durante a noite.

4) Tenha escovas, toalhas e travesseiros extras, caso alguém precise.

5) Para guardar de recordação compre uma fronha branca e canetas coloridas para escrever em tecido, assim as amigas podem autografar e deixar recadinhos.

6) Pergunte as convidadas se elas tem alergia a algum alimento ou restrição alimentar, como diabetes, intolerância a glúten ou lactose. Pergunte o que mais gostam de comer, isso facilita na hora de preparar o cardápio.

7) Separe um local para que as convidadas possam deixar suas coisas.

8) Avise aos pais o horário de ir buscar as meninas, não pode ser muito cedo pois elas dormiram até tarde e ao acordar desfrutarão do café da manhã para finalizar a festa do pijama.

9) Se alguma criança pedir para voltar para casa, primeiro verifique o que está acontecendo, se mesmo depois disso ela não quiser dormir em sua casa, ligue para os pais para decidirem o que deve ser feito.

As dicas acima são um mix sobre o que fazer, adeque a idade de sua filha e das coleguinhas delas.

 

E ai gostarão das dicas? Você já fez uma festa do pijama? Conte como foi. 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais