01

Como organizar roupa de cama, mesa e banho?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

As roupas de cama, mesa e banho fazem parte do que chamamos de enxoval que são peças básicas que precisamos quando nos casamos ou vamos morar sozinhos. Vamos entender o que é cada coisa e aprender a organizá-los:

 

O que é?

1) Cama: Lençóis, fronhas, edredons, cobertas e mantas.  

E necessário agrupar os jogos que formam conjuntos e os avulsos em pilhas diferentes. Temos que lembrar sempre que conjunto guarda junto. Não use sempre o mesmo, monte um rodízio para que todos os jogos sejam utilizados. Você pode ordenar por cor, estampa, tipo ou tamanho (solteiro, casal, infantil). Coloque as fronhas dos travesseiros dentro dos lençóis ou guarde os conjuntos dentro da fronha, assim fica mais fácil de pegar tudo de uma vez só na hora de trocar. 

 

2) Mesa: Toalhas de mesa, guardanapos, panos de prato, panos de mão e jogos americanos.  

O que são usados apenas em ocasiões especiais deixe guardados no armário. Os panos de pratos e māo que são usados diariamente, guarde em uma gaveta na própria cozinha ou sala de jantar. Use panos diferentes para secar a mão e a louça e troque a cada 3 dias.

 

3) Banho: Toalhas de rosto, toalhas de banho, toalhas de mão, tapetes e pisos para banheiro.

As toalhas podem ser dobradas ou enroladas. Para organizar as roupas de banho é necessário que leve em conta sua rotina. Você costuma usar uma toalha de rosto e várias de banho? Uma para cada membro da família? Então vale a pena guardar uma pilha de toalhas de banho e outra de rosto. Já se costuma usar os conjuntos, toalha de banho e rosto, guarde-os juntos para facilitar na hora da troca.

Você pode usar toalhas de cores diferentes para cada membro da família, isso facilita a organização Exemplo: vermelha – mãe, preto – pai, azul – filho, rosa - filha, ou borde os nomes nas toalhas de cada um. Toalhas de piscina ou praia devem ser usadas nesses locais, pois as toalhas de banho são diferentes. Os conjuntos de banheiro como tapete devem ser guardados juntos, assim quando for fazer a substituição ficara mais fácil.

 

Onde guardar?

1) Roupeiro: se você possui um roupeiro esse é o lugar ideal para guardar essas roupas. Roupeiro é um armário que geralmente fica no corredor da casa próximo aos quartos e banheiros e onde usualmente guardamos essas coisas.

2) Em gavetões debaixo da cama.

3) Cama baú.

4) Containers plásticos em embaixo da cama.

5) Em uma parte separada do armário.

6) Caixas de plásticas ou cestos. 

 

O lugar deve ficar longe de umidade. Você também pode usar os sacos à vácuo (space bags) ou maleiros para guardar os edredons, colchas, mantas e travesseiros de hóspedes que não são usados com frequência.

 

O quer ter?

Você não precisa ter uma loja inteira, guarde apenas o que usa.

 

Média por pessoa ou casal:

- 4 conjuntos de cama são mais que suficientes.

- 4 conjuntos de banho

- 1 edredom/manta 

 

Hóspedes:

Verifique o número de pessoas que consegue acomodar e providencie 1 toalha de rosto, 1 de banho e 1 jogo de lençol para cada visita, incluindo 1 travesseiro, 1 cobertor ou edredom.  

 

Como organizar?

  1. Separe cerca de 3 horinhas para organizar.
  2. Coloque tudo em cima da cama.
  3. Descarte as peças velhas, rasgadas e desbotadas.
  4. Separe os conjuntos e verifique se é necessário comprar algo.
  5. Verifique o espaço onde irá guardar e separe por categorias. Se possível também por estação do ano.

 

Como dobrar lençol de elástico:

Vou contar um segredo de uma boa organização: sempre faça pilhas do mesmo tamanho e de acordo com espaço que tem, assim ela ficará visualmente e tecnicamente organizada.

No canal manual do mundo tem um vídeo: 

Dicas:

  • Troque a roupa de cama de 1 a 2 vezes por semana dependendo da estação do ano, no verão suamos muito e precisa de maiores trocas, já no inverno não é necessário.
  • Troque roupa de banho 1 vez por semana no mínimo. 
  • Lave edredons e travesseiros a cada 6 meses
  • Estenda a toalha depois de usar para que possa secar.
  • Não deixe as toalhas expostas no banheiro
  • Use spray com fragrância em cima da roupa cama após arrumá-la.

 

Todo dia ao se levantar arrume sua cama para começar bem o dia!

Boa organização e durma com os anjos! 


 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais