Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como escolher um (a) personal organizer?

11 de Maio de 2018 Kalinka Carvalho

Você já parou para pensar qual o (a) melhor personal organizer para você? O mercado está crescendo e a demanda por profissionais também. Se você ainda nāo sabe o que é um personal organizer, organizador profissional ou profissional de organizaçāo, eu te explico: é o profissional especializado em organização de ambientes, processos e rotinas com o uso de técnicas e ferramentas para otimização e qualidade de vida. Temos também as especializações desse profissionais (home, office, baby, luto, idosos, etc). Contratar um personal organizer nāo é uma tarefa fácil, mas será recompensador depois que encontrar o profisisonal perfeito para você. Vamos as dicas:

 

1) INDICAÇĀO:  a melhor maneira de iniciar o processo e tendo a indicaçāo de alguém de sua confiança. Pergunte aos amigos, familiares, em suas redes sociais, etc. O trabalho do profissional entra na sua intimidade, entāo é necessário muita confiança e ninguém melhor que um conhecido para indicar. 

 

 

2) VISITE REDES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS: Se até os processos seletivos de empresas estāo usando desse artifício para contratar, você também pode. Confiar em alguém ainda mais na era digital é muito complicado, pois as pessoas podem mentir, omitir e inventar coisas. Ao visitar os perfis pessoais e profissionais da pessoa indicada, você consegue mapear um perfil do profissional e já saber se ele te agrada ou se defende algo que nāo apoia. 

 

 

3) VISITE O SITE DO PROFISSIONAL OU EMPRESA: Nem sempre todos os profissionais terāo site/blog, mas se ele tiver, isso demonstra comprometimento com o que faz e aquilo realmente é o seu trabalho e nāo apenas um passa tempo. Fique atento! Veja depoimentos de clientes antigos no site do profissional que está pesquisando. 

 

 

4) ENTRE EM CONTATO COM O PROFISSIONAL: ligar, mandar e-mail, mensagem pelo site, redes sociais ou whatsapp para iniciar uma relaçāo com ele. Verifique como costuma atender as demandas. Faça uma lista de dúvidas que queira que ele responda, assim como suas expectativas e dificuldades. Pergunte sobre suas técnicas e conhecimentos, assim saberá se o profissional consegue atender a sua demanda. 

 

 

5) A IMPORTÂNCIA DA VISITA TÉCNICA OU DE AVALIAÇĀO: hoje há no mercado muitos profissionais que nāo realizam visita técnica, isso é uma tendência devido a falta de tempo das pessoas, mas eu nāo realizo nenhum trabalho sem fazer a visita. É nesse momento que o cliente pode me conhecer melhor e tirar suas dúvidas olhando nos meus olhos. É na visita que recolho informações importantes sobre o projeto a ser realizado, como sabem o trabalho é muito personalizado. Entāo se você for contratar um (a) profissional autorize uma visita para conhecê-lo melhor, hoje existem aqueles que cobram e aqueles que nāo cobram. Eu nāo cobro a visita, mas se a pessoa quiser uma consultoria durante a visita ela tem essa possibilidade. 

 

 

6) VERIFIQUE SE O PROFISSIONAL POSSUI CAPACITAÇÕES E ESPECIALIZAÇÕES NA ÁREA: a profissāo nāo é nem regulamentada e nem reconhecida, já fiz um post no meu Linkedin a respeito. Existem cursos que capacitam e especializam esse profissional, mas nenhuma legislaçāo que os certifique, entāo cuidado com certificados apresentados por esses profissionais. É importante saber se esses certificados de participaçāo (que sāo cursos livres e de capcitaçāo e nāo de formaçāo reconhecidos pelo MEC) foram emiitidos por instituições ou pessoas com reconhecimento do mercado de organizaçāo. Existem muitos charlatões, vendas de certificados clandestinos, instituições nāo idôneas e aproveitadores. MUITO CUIDADO! Veja minhas capacitações

 

 

7) HOBBIE OU PROFISSĀO: quando eu comecei nesse mercado, a organizaçāo era para mim um hobbie, mas transformei em profissāo e negócio. Hoje existem no mercado profissionais que se dizem personal organizer, mas que na verdade nāo tem isso como um negócio, fazem simplesmente por que gostam ou tem facilidade em organizar. Quando estamos em busca de um serviço precisamos ficar atentos a isso, queremos algo que seja feito por um profissional ou amador? Se estou com problemas do coraçāo procuro um cardiologista, especialista nessa área. Se procura alguém para te ajudar, procure um profissional especializado nessa área, um personal organizer, que dedicou seu tempo em aprender, em montar sua empresa e em oferecer o melhor serviço para você. 

Fonte: https://marketingsemgravata.com.br/

 

8) O PROFISSIONAL É ATUANTE NO MERCADO: procure saber se o profissional faz parte de alguma associaçāo ou sindicado da classe, isso demonstra seu profissionalismo. Hoje temos aqui no Brasil a ANPOP (Associaçāo de Profissional de Organizaçāo e Produtividade) e nos Estados Unidos a NAPO (National Association of Productivity and Organizing Professionals). Temos diversos eventos da categoria, verifique se o profissional que irá contratar já participou de algum deles? Temos a Conferência Personal Organizer Brasil, o maior evento de organizaçāo da América Latina (2014, 2015, 2016, 2017), da qual sou a embaixadora. Temos encontros regionais pelo Brasil inteiro: Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, etc. 

 

 

Veja alguns locais que poderá encontrar um profissional em sua regiāo:

 

a) Site Kalinka: claro que vou puxar a sardinha para o meu lado, aqui no site tenho um cadastro de profissionais do Brasil inteiro, onde eles se cadastram para serem encontrados. Nāo conheço o trabalho de todos e nem conseguirei conhecer, mas foi uma forma que conseguir reunir profissionais do Brasil inteiro em um local, é apenas uma porta/janela para iniciar sua pesquisa pelo profissional que irá te atender. 

 

b) No site da ANPOP - Associaçāo Nacional de Profissional de Organizaçāo e Produtividade tem um buscador para encontrar profissionais próximo a sua regiāo ou por especialidade: 

c) Site da Tati Godoy: Já fui aluna da Tati e em seu site ela tem uma lista de cadastro também com diversos (as) profissionais: 

 

Algumas escolas de capacitaçāo também ofereciam uma lista com ex-alunos, mas que hoje nāo estāo mais disponíveis. Mas verifique e pesquise as instituições ou pessoas que o personal organizer diz ter se capacitado. Aqui no blog tenho entrevistas com diversos profissionais renomados da área. Veja também as minhas capacitações

 

Assinatura