01

4 dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020

Freepik

Aumentar a produtividade é o fator-chave para qualquer empresa que queira obter sucesso e aumentar seu faturamento. Afinal, se aplicada em um ambiente de trabalho, a produtividade é vista como o conceito de conseguir produzir mais e com mais qualidade, em menos tempo, e ainda utilizando o menor número de recursos possíveis. Parece complicado, não é mesmo? E pensando nisso, nós produzimos esse post para que sua empresa possa aumentar a produtividade em seu negócio e ainda se destacar diante da concorrência. Quer entender mais sobre esse assunto? Vamos a leitura!

 

1. Invista em metas e recompensas

Não podemos iniciar esse post sem mencionar o recurso mais importante para qualquer empresa: os colaboradores!

Para que a empresa possa ser mais produtiva, invista em sistemas de metas e recompensas e motive seus funcionários por meio da competitividade saudável.

No entanto, é importante ressaltarmos que cada profissional possui seu próprio nível de desenvolvimento. Por isso, posicione metas individuais e também de equipe e verifique se as recompensas irão motivar os funcionários e aumentar a produtividade!

 

 

2. Invista em treinamentos e capacitação

A função dos treinamentos é capacitar os colaboradores, de modo a torná-los mais produtivos ao realizar os seus serviços profissionais.

É por meio do treinamento que os funcionários adquirem novos conhecimentos e habilidades. Assim, eles se tornam mais aptos, motivados e engajados a encarar seus desafios no dia a dia!

Há diversos tipos de treinamentos. Suas pautas podem ser de como produzir uma placa de circuito impresso dupla face, ou como se prevenir em caso de incêndio, ou até mesmo de como funciona melhorar o trabalho em equipe, por exemplo.

Para que sua empresa  realize algum treinamento, é importante analisar qual a maior necessidade ou falta de informação no momento. Após isso, invista em bons palestrantes para que as informações possam ser passadas de forma clara e fácil de entender. A partir de treinamentos e capacitações, seus profissionais podem ampliar seus horizontes e serem mais produtivos!

 

 

3. Atualize seus sistemas, máquinas e equipamentos

Um dos fatores mais comuns que impedem a empresa e os colaboradores de serem produtivos é justamente as recorrentes falhas das máquinas e equipamentos da empresa, além de muitos softwares já serem ultrapassados. Para ser produtivo, é essencial que a empresa seja totalmente otimizada. Se o seu negócio for do ramo industrial e fabricar tela de proteção, por exemplo, então é importante que as máquinas e equipamentos tenham um bom funcionamento e sejam fáceis de manejar.

Para otimizar os maquinários e softwares da sua empresa, você pode investir em manutenções de melhorias e verificar quais equipamentos e ferramentas podem ser substituídos por itens melhores e com um funcionamento mais simples.

 

4. Produtividade em primeiro lugar

Ao longo deste post, ficou claro entender que a produtividade, apesar de ser um desafio para inúmeras empresas, é possível de ser alcançada de forma simples por meio de algumas mudanças de estratégias dentro da organização. A primeira dica para aumentar a produtividade do seu negócio é com a inserção de um sistema de metas e recompensas para motivar seus funcionários.

Além disso, se sua empresa atua com manutenção de elevador, por exemplo, por meio de treinamentos e capacitações, eles também serão educados, conscientizados e capacitados a realizarem suas atividades profissionais!

Por fim, invista também nas novas tecnologias e em máquinas e equipamentos otimizados, além de atualizar também seus softwares para aumentar a produtividade em seu negócio. Seguindo essas dicas, sua empresa estará a frente do mercado e poderá aumentar a produtividade! O que achou dessas dicas?

 

Esse artigo foi em parceria com Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo