01

Brincadeiras educativas para crianças de até 5 anos

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

 

Você sabe como as brincadeiras podem impactar na vida dos pequenos? Saiba que podem e muito, principalmente as brincadeiras educativas por serem uma excelente maneira de aprimorar a aprendizagem das crianças. Por meio delas, é possível trabalhar diversas habilidades em diferentes aspectos, como físico, cognitivo e social, além de criar laços e fortalecer vínculos.

Essa forma de ensinar pode ser decisiva na formação da personalidade e obtenção de conhecimentos diversos, sendo uma maneira divertida e espontânea de fixar conhecimentos. Tudo isso é importante, inclusive do nascimento até os 5 anos de idade. Afinal, a primeira infância é marcada pela intensidade em que a criança aprende a fazer, compreender e relacionar-se.

Por isso, é tão importante a execução de brincadeiras educativas nessa faixa-etária, com atividades apropriadas e seguras. Selecionamos as melhores opções para você aplicar com a criançada e ajudá-las neste processo tão especial. Veja a seguir:

Carrinho divertido

É uma brincadeira divertida, o qual a criar deve descrever as sensações que o toque possibilita e tentar descobrir o objeto misterioso. É uma excelente opção para desenvolver o sentido do tato e a imaginação das crianças. Além disso, é bem fácil de aplicar e de baixo custo.

Vai precisar de uma caixa em tamanho médio, que pode ser tanto uma caixa de sapatos, como uma de papelão. Faça uma abertura na caixa que seja o suficiente para o pequeno colocar a mão no seu interior e pegar os objetos. Adicione diferentes objetos com texturas e formatos distintos. Alguns exemplos são: slimes, bolinha, esponja, dado, pelúcias, entre outros. Agora é só pedir para o pequeno brincar.

 

Blocos de montar

criança em pé segurando blocos de montar e vários blocos coloridos no chão

Brincar com blocos de montar incentiva a imaginação, a aprimorar a coordenação motora, raciocínio, dentre outros. Ajuda também a compreender melhor as proporções e noção de espaço. Além disso, é bem divertido e pode ser executado em ambientes internos.

Selecione um brinquedo indicado para a faixa-etária do pequeno para promover segurança. Aproveite e estimule a criança a diferenciar as cores, em casos que o brinquedo tenha variadas cores, como também a montar elementos específicos, como castelinho, cubos, torres, etc. Ao derrubar as torres, pode-se trabalhar causa e consequência, já que a torre pode se desmontar, e muito mais.

 

 

Oficina do conhecimento

Apresentar e explorar temas é uma ótima maneira do pequeno adquirir conhecimento sobre o tema trabalhado. Realizar uma oficina do conhecimento pode estimular diversas habilidades, além de articular a teria com a prática. Os temas podem ser diversos, como ciências, história, cultura, entre outros.

Por exemplo, pode-se trabalhar elementos do tempo histórico dos dinossauros, para despertar curiosidade, aguçar a imaginação, ampliar entendimento de história e sociedade, e estimular o raciocínio. Procure utilizar brinquedos de dinossauro para educação infantil para demonstrar sua aparência, destacando suas características. Aproveite e explique mais sobre os répteis e esse tempo histórico, como também explorar elementos, como vulcão, cavernas, etc.

Além dos brinquedos, pode-se utilizar atividades de colorir, vídeos sobre o tema, atividades de recorte e colagem, máscaras de dinossauros, e muito mais. Assim, se desenvolve a coordenação motora fina, criatividade, e muito mais.

 

 

Pega-pega

uma menina correndo atrás de um menino ao ar livre com uma mesa ao lado

Essa brincadeira possibilita a socialização, estimula raciocínio, agilidade, coordenação motora grossa, orientação espacial, entre outras habilidades. É interessante brincar assim que a criança tenha segurança em correr, pois desenvolve o senso de direção e flexibilidade. Pode ser trabalhado o respeito entre ambas, causa e consequência, socialização, etc.

É só encontrar um espaço amplo e que seja seguro para os pequenos correrem. Sorteie o "pegador" para iniciar a brincadeira, enquanto as outras fogem, para evitarem serem pegas. Se o pegador conseguir tocar em algum amiguinho, ambos trocam de papel e continuam a brincadeira.

 

Pular corda

tres crianças brincando de pular corda ao ar livre

As crianças adoram se movimentar, sendo uma ótima oportunidade de aplicar essa brincadeira educativa. Enquanto duas crianças batem a corda, uma pula conforme o ritmo da brincadeira. É de simples aplicação e ajuda em diferentes aspectos.

Trabalha a agilidade, orientação espacial, equilíbrio, lateralidade, coordenação motora, e muito mais. Além disso, fortalece os músculos das pernas, ajuda o pequeno a compreender os movimentos dos braços e pernas. É bem divertida, principalmente acompanhada de canções alegres.

 

Estátua

Sabia que essa alternativa aprimora o equilíbrio, atenção, paciência e orientação espacial? É bem simples de aplicar e as crianças adoram. É só colocar uma música para a criançada ouvir e dançar. O adulto vai observar e escolher um momento que elas estejam bem soltas para pausar a música. Quando tiver a ausência da música, elas devem ficar imóveis, como uma estátua.

Quem conseguir ficar estátua por mais tempo é o vencedor. Aproveite para estimular a socialização, respeito entre os amiguinhos, percepção de som, etc.

 

Amarelinha

criança sorrindo sentado em cima de uma amarelinha em uma rua

Com a proposta de desenhar o diagrama no chão, essa brincadeira pode render muito no aprendizado dos pequenos. Cada quadrado do diagrama são enumeradas números até o 10, a criança deve jogar a pedrinha em um dos quadrados, e após ir saltando apenas com um pé em cada quadrado, sem poder pisar na casa que a pedrinha está e pegá-la durante o percurso. Quem chegar até o final sem cair e com a pedrinha em mãos ganha.

Nesta atividade, são trabalhados a orientação espacial, lateralidade, flexibilidade, equilíbrio, atenção, coordenação motora, força, etc. Além disso, pode ser estimulado a aprendizagem dos números.

Essas são as brincadeiras educativas que listamos para crianças de até os 5 anos. Gostou das ideias? Aproveite e já comece a brincar coma criançada e ajudar eles a se desenvolverem bem na infância. Compartilhe este artigo com seus amigos!

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais