Para receber atualizações e novidades:

Blog

Armário Cápsula: o que é e como organizar o seu

20 de Janeiro de 2017 Kalinka Carvalho

As preocupações da sociedade atualmente sāo: sustentabilidade, moda e consumo consciente, seguindo isso, um dos temas mais falados atualmente é do armário cápsula. Hoje vamos falar sobre o que é e como se organizar para fazer o seu. 

 

 

1. O que é armário cápsula? Qual sua origem?

Armário Capsula consiste na escolha de uma quantidade limitada de peças, de 30 a 40 peças no máximo, para viver durante um tempo, 3 a 4 meses (normalmente a duração da estação do ano), promovendo combinações com as peças selecionadas sem comprar nada novo. A ideia surgiu na década de 70 com a estilista Susie Faux dona da botique Wardrobe.  O objetivo era simples: através da construção de um armário cápsula você iria comprar menos roupas de maior qualidade que você usaria com mais frequência. Sua missāo era ajudar as mulheres a desenvolver estilo e confiança. 

Fonte: Kalinka Carvalho e Site Oficial 

 

 

Na década de 80 se popularizou nos EUA, quando a estilista Donna Karan lançou a coleção “7 Essentials”: 

 

Fonte: Kalinka Carvalho baseado na coleçāo 7 essenciais da Donna Karan 

 

 

 

Foi com a blogueira norte américa Caroline Rector, do blog Unfancy que virou febre na web, pois ela escolheu 37 peças para viver por alguns meses e ganhou muito fãs.

Fonte: Pinterest 

 

 

2. Como funciona?

Em cada estação você escolhe peças básicas, peças que você ama usar, uma média de 30 a 45 peças lembrando que acessórios como lenços, bolsas e sapatos entram na lista. Durante esse período você não pode comprar nada e nem usar outras peças do seu guarda roupa, uma ideia legal, é guardar as peças que você não usará em sacos a vácuo. Pronto, está montado seu armário capsula, agora é usar a criatividade, se inspirar em imagem e montar seus looks.

 

 

3. Vantagens: 

  • Economia de dinheiro;
  • Otimizar o espaço no guarda roupa;
  • Aproveitar melhor as peças que você tem;
  • Descobrir seu estilo;
  • A dificuldade na hora de se vestir irá diminuir; 

 

 

4. Como manter o armário cápsula nas 4 estações do ano?

Cerca de duas semanas antes do início da nova estação, faça uma nova seleção de peças que usará para a estação seguinte, com isso você vai ver se precisa comprar algo ou mudar o número de itens. Pode sim comprar alguma peça, o que não pode é durante o período do armário cápsula comprar itens. Seja criativo! 

 

 

5. Dicas 

  • Você pode guardar o dinheiro que normalmente usaria para comprar roupa;
  • Tire fotos das combinações que criar e use como catalogo;
  • Para cada parte de baixo deve-se ter outras três partes de cima;
  • Se não sabe por onde começar use peças do seu dia a dia;
  • Leve em conta o clima de sua cidade e o seu estilo de vida; 

 

 

Esse post foi feito em parceria com a consultora de moda e organizaçāo Marcela Alves. Ela é casada e māe do Joaquim. Formanda em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, já trabalhou com calçados e varejo de moda. Apaixonada por organizaçāo, é também organizadora profissional formanda pela Tati Godoy. 

 

Assinatura