01

5 dicas para manter a cozinha organizada

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Fonte: DogPille

 

Quem cozinha com frequência sabe que a organização deste cômodo pode fazer toda diferença. Afinal, não tem sensação melhor do que preparar uma refeição em um ambiente limpo, harmonizado e aconchegante.

Pode parecer que não, mas uma pia limpa é capaz de transformar a sua rotina e proporcionar mais praticidade e comodidade ao seu dia a dia.  Além disso, ambientes e objetos podem despertar sensações de leveza, conforto e organização. Por isso, em sua maioria, as pessoas se sentem muito bem após uma boa faxina.

 

Então, que tal aproveitar a quarentena para organizar a cozinha e colocar cada coisa em seu devido lugar? Para isso, separamos 5 dicas para você transformar esse cômodo tão especial agora mesmo! Continue lendo!

 

1. Coloque somente o necessário

É fundamental manter na cozinha somente os objetos que são utilizados no dia a dia. Afinal, quanto menor o número de coisas, menor a probabilidade do espaço ficar desorganizado e acumular resquícios de sujeira.

Nesse sentido, comece a procurar as tampas adequadas para cada tipo de pote plástico (elas vivem se perdendo) e analise se os mantimentos da cesta básica de alimentos não estão vencidos.

Outro ponto que merece atenção é o espaço como um todo. Portanto, escolha uma boa localização para armazenar itens e outros produtos, pois assim eles ficam de fácil visualização.

 

 

2. Identifique o que você mais usa

Nesse momento, é preciso separar os itens que você mais usa daqueles que retira do armário apenas uma vez por ano, em datas comemorativas ou feriados.

A louça que utiliza nas refeições diárias, por exemplo, precisa ser armazenada em um local de fácil acesso e em uma ótima altura. Em contrapartida, os objetos pouco utilizados, como uma espuma laminada, por exemplo, podem ser dispostos atrás do armário.

Pode parecer que não, mas organizar uma cozinha exige muita dedicação. Afinal, é preciso estudar a rotina, os hábitos, a forma que os alimentos são preparados e o cotidiano dos outros moradores.

 

 

Fonte: DogPille

 

 

3. Defina a sua forma de organização

Ao elaborar o planejamento da organização da sua cozinha, você pode seguir dois caminhos: peças (copo com copo, talher por talher e prato por prato), ou por frequência de utilização, como mencionamos anteriormente.

No segundo caso, é preciso separar os utensílios que são mais usados e colocá-los em um único espaço. Para adequar essa organização no seu estilo de vida, análise os espaços das prateleiras, a sua rotina e hábitos de consumo.

 

 

4. Invista em cestos e gavetas

Cestos e gavetas são ótimas dicas para armazenar itens menores. As gavetas, por exemplo, podem ser utilizadas para guardar toalhas de mesa, acessórios da cozinha, talheres e objetos de servir.

Os cestos, por sua vez, são ótimas opções para armazenar temperos, talheres mais específicos e, ainda, são responsável por manter a organização das gavetas.

 

Fonte: DogPille

 

 

5. Fique atento a organização do armário

Os armários são bem esquecidos em questão de organização. Afinal, muitos objetos ficam armazenados, entre eles panelas e pratos, o que pode acabar tirando o foco deste item.

Porém, para manter a organização desse espaço, deixe pratos, copos e taças acomodados em prateleiras. Além disso, mantenha os copos de cabeça para baixo e, as canecas, por sua vez, presas pela asa em ganchos fixados nas paredes ou armários.

As frigideiras, prateleiras e bandejas devem ficar armazenadas em divisórias verticais, com molde de injeção plástica, para a melhor utilização e retirada do local.

 

 

Pronto para transformar a sua cozinha?

Agora que você já sabe os cuidados que deve seguir para manter a sua cozinha organizada, que tal começar a cozinhar de forma fácil, rápida, barata e, ainda, aliviar o estresse de ter uma cozinha bagunçada?  E você, conhece outros cuidados para manter a cozinha organizada? Compartilha com a gente!

 

Fonte: DogPille

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌feito em parceria com Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais