01

4 dicas para decorar o seu escritório de maneira simples e bonita

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019

No mundo dos negócios, as aparências não enganam. Por mais superficial que isso pareça, quem já está no ramo há algum tempo sabe que parecer profissional é fundamental para o sucesso. Isso vale para tudo, desde as roupas usadas em uma reunião até a decoração do escritório.

 

O problema é que, nesse último caso, decidir quais elementos usar e quais dispensar é algo complexo. O motivo por trás disso é o fato de que não existem duas empresas iguais. Um estabelecimento mais descontraído, como uma agência de publicidade, não deve ser decorado da mesma maneira que um mais formal e sisudo, como um escritório de advocacia.

 

Assim, entende-se que conhecer o próprio negócio é o primeiro passo para elaborar um projeto decorativo adequado.

 

Apesar disso, é preciso ter em mente que existem algumas dicas e princípios universais que têm que ser seguidos independentemente do perfil da empresa e dos clientes atendidos por ela. Confira alguns deles a seguir:

 

1. Invista em móveis planejados

Começar um negócio sem dinheiro é difícil, mas é a realidade de boa parte dos empreendedores do Brasil e do mundo. Por conta disso, eles aproveitam toda e qualquer oportunidade para economizar, principalmente nos primeiros anos de funcionamento.

 

Consequentemente, no momento de comprar móveis para escritório, a preferência normalmente recai sobre as peças já prontas, vendidas no varejo.

 

Ainda assim, por mais difícil que a situação financeira do negócio seja, é sempre interessante considerar o uso de um armário planejado para escritório, bem como de outras peças feitas sob medida, tais como:

  • Estantes;

  • Escrivaninhas;

  • Móveis de copa e cozinha;

  • Balcões de recepção.

 

O motivo por trás disso é o fato de que, como a mobília será projetada especialmente para o local onde será instalada, ela irá se adaptar muito melhor a ele. Deste modo, terá uma aparência muito mais profissional, melhorando a imagem que os visitantes terão da empresa.

 

2. Escolha o piso com cuidado

Há quem pense que a escolha de um piso para determinado local é uma decisão que influencia só a estética do espaço, mas isso não é verdade. Como cada acabamento tem características muito particulares, eles influenciam o conforto ambiental de maneiras muito particulares.

 

Para estabelecimentos comerciais, há alguns pisos mais recomendados que podem se enquadrar melhor ao ambiente, um bom exemplo disso é o laminado. Apesar de esse assoalho de madeira preço ser mais baixo do que aquele confeccionado em madeira natural, ele tem vantagens como o bom apelo estético, a durabilidade e a facilidade da higienização. O mesmo se aplica a revestimentos, como o piso cerâmico e até mesmo aqueles feitos em PVC, tornando-os boas opções para empresas de modo geral.

 

3. Prefira acabamentos nobres

Atualmente, há diversos tipos de materiais de construção disponíveis no mercado. Entre eles, há um grupo denominado mais nobre, devido à durabilidade, estética e preço. Ainda assim, é interessante ter em mente que o investimento extra costuma compensar. O emprego dessas matérias-primas costuma melhorar muito o conforto ambiental do espaço. Consequentemente, visitantes importantes, como clientes, investidores e colaboradores em potencial, terão uma melhor impressão da empresa.

 

A boa notícia é que esses itens não são difíceis de se encontrar, praticamente todas as empresas de material de construção vendem itens, como uma porta de madeira interna, que seja mais trabalhada ou mesmo confeccionada em um material mais nobre.

 

4. Cuidado com o excesso de luz do sol

É unânime entre arquitetos e designers de interiores que o aproveitamento da luz natural do sol deve ser uma das prioridades durante a elaboração de qualquer projeto decorativo. O motivo por trás disso não é apenas a economia financeira gerada pelo menor uso da eletricidade, é também o fato de que a radiação solar deixa qualquer ambiente mais aconchegante, valorizando sua decoração. Isso também se aplica a escritórios.

 

Apesar disso, é preciso ter em mente que esse recurso deve ser usado com moderação. O propósito disso é o fato de que, quando em excesso, a luz do sol pode causar danos tanto à saúde humana quanto ao conforto ambiental, já que o local ficará quente demais. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se a instalação de alguns itens, como a persiana horizontal, que pode ser mantida fechada durante os horários do dia nos quais a luz solar é mais forte.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo