01

4 dicas de como organizar coleções

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019

Fonte: Kalinka Carvalho

 

O que você coleciona? Tampinhas, latas, garrafas, bonecas, miniaturas, camisetas, selos, moedas, chaveiros, suveniers, papel de carta etc. Todo mundo coleciona alguma coisa né? E como organizar a sua coleçāo? Geralmente quem coleciona gosta de exibir sua coleçāo e já possui algum método para organizá-la. Hoje vamos falar sobre alguns tipos de coleções e como organizá-la:

 

1) Escolha um local para organizar:

Dependendo da coleçāo você encontra pastas específicas ou armários sob medida. 

 

 

Alguns exemplos de organizaçāo: 

  • Obras de artes / quadros / fotos: podem ser organizados numa parede a sua escolha.

Fonte: E aí, beleza?

 

 

  • Brinquedos / miniaturas / bonecas / dinossauros / action fugures / latas / canecas (xícaras) / copos / garrafas / suveniers de viagem / livros: podem ser organizados em prateleiras ou armários com portas de vidro. 

Fonte: Google Imagens (Caso alguma dessas fotos seja sua, mande e-mail para 

contato@kalinkacarvalho.com.br, para darmos os devidos créditos)

 

 

Fonte: Google Imagens (Caso alguma dessas fotos seja sua, mande e-mail

para contato@kalinkacarvalho.com.br, para darmos os devidos créditos)

 

 

  • CDS, DVD's ou Vinis / moedas / selos / cartões telefônicos / marcadores de livros / papel de carta / cédulas de Dinheiro / porta-copos / fotos:  podem ser organizados em pastas catálogo/portfolio. 

Fonte: Google Imagens (Caso alguma dessas fotos seja sua, mande e-mail

para contato@kalinkacarvalho.com.br, para darmos os devidos créditos)

 

 

  • Bijuterias / laços / tiaras / bonés / sapatos / chapéu / perfumes / relógio / óculos / lenços: podem ser organizados em organizadores feitos para isso. 

Fonte: Google Imagens (Caso alguma dessas fotos seja sua, mande e-mail

para contato@kalinkacarvalho.com.br, para darmos os devidos créditos)

 

 

  • Carimbos / fitas / itens de papelaria: podem ser organizados em caixas organizadoras. 

 

 

2) Como categorizar?

As coleções podem ser categorizadas por:

  • Tamanho / Escala 
  • Tipo
  • Assunto / Tema
  • Marca 
  • Cores 
  • etc. 

 

 

3) Inventário / Cadastro ou Catalogaçāo: 

ua coleçāo pode ser pequena, média ou grande. É recomendável que tenha um controle da sua coleçāo, assim evita de comprar itens repetidos ou parecidos, também fica mais fácil na hora de adquirir um item novo. Esse inventário pode ser feito da seguinte forma: fotos, planilhas, cadernos, etiquetas, etc.  Pesquisando sobre como organizar coleções encontrei o site colecaovirtual.com.br e o blogdocolecionador.com.br

 

 

 

4) Manutençāo:

Na hora de organizar tudo, separe o que não quer mais, venda ou doe. Faça periodicamente a limpeza e organizaçāo dos seus itens, assim eles nāo irāo estragar. Use flanela ou pano de microfibra para limpar e nāo riscar, em alguns casos use um pincel. Caso precise trocar ou vender eles estarāo em ótimas condições. 

 

 

Outra maneira de organizar coleções e o que chamamos de resignificá-las ou seja dar outra funçāo a ela. Exemplos colocar tampas de cerveja em uma mesa ou enquadrar lembranças. Ser colecionador é um hobby. As coleções é uma excelente maneira de decorar e colocar sua personalidade na casa. Colecionar proporciona alegria, excitaçāo e estimula a determinaçāo. 

 

Abaixo segue a coleçāo do meu marido, ele coleciona action figures. Quando fui organizá-los separei uma categoria chamada super hérois, mas meu marido me explicou que existiam uma subcategoria que eram os heróis da DC e os da Marvel, interessante né? Sim é importante lembrar que ninguém melhor do que o colecionador para orientar seu objetivo com a coleçāo e como deseja que seja feito. 

 

Já tive coleçāo de papel de carta, abaixo segue minha coleçāo de canecas e chaveiros: 

Enfim existem diversos tipos de coleçāo, deixe nos comentários o que você coleciona e como organiza! Lembre-se que o importante é que a organizaçāo seja adequada ao seu perfil, ou seja, que consiga mantê-la. Tel alguma coleçāo e gostaria de um post exclusivo de como organizá-la? Deixe seu comentário ou envie e-mail para contato@kalinkacarvalho.com.br

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo