01

11 dicas para lavar a roupa economizando água e energia

sexta-feira, 08 de maio de 2015

A lavagem da roupa é uma das tarefas domésticas que mais consome água e energia. Adotar hábitos sustentáveis é essencial não apenas para reduzir o impacto dessa atividade no meio ambiente, como também driblar o problema da falta de água que  vivenciamos ultimamente. Saiba que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença! Eu já ensinei aqui no blog como organizar sua área de serviço  e como organizar a lavagem de roupa. Há também na parte de downloads uma tabela com os significados das etiquetas de roupas para baixar. Vamos agora as dicas de economia: 

 

Pré-lavagem:

1. Para evitar um ciclo de lavagem mais longo e, como consequência, maior consumo de água e energia, procure deixar as roupas manchadas ou encardidas de molho, com um pouco de água e um sabão eficiente. Veja algumas dicas de como tirar mancha de roupa branca para garantir praticidade e auxiliar a economia de recursos.

2. Uma lavadora de 5k consome em média 135 litros de água por lavagem. Por isso, use a capacidade total do seu equipamento. Mesmo dedicando dias separados para a limpeza das peças claras e escuras, procure juntar uma boa quantidade de roupas para evitar desperdícios.

3. Se possuir um tanquinho, em que o enchimento é feito manualmente, use a quantidade certa de água para evitar transbordamentos.

 

 

Lavagem:

4. Procure lavar a roupa com água fria. Além de conservar suas peças preferidas por muito mais tempo, é possível economizar até 80% a 90% da energia elétrica gasta durante a lavagem.

5. Use o ciclo de lavagem adequado. Algumas peças podem ser lavadas no ciclo rápido, o que ajuda a economizar o seu tempo e energia.

6. Já para economizar água, use a quantidade certa de sabão. Além de prevenir manchas nas roupas, a dosagem correta dispensa a necessidade de um segundo enxágue.

7. Faça escolhas ecologicamente corretas. Prefira produtos de qualidade, que diluem com maior facilidade e não deixam resíduos nas roupas. Detergentes e amaciantes concentrados também são boas opções porque levam menos água em sua produção.

 

 

Após a lavagem

8. Procure reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, a calçada ou até mesmo o carro.

9. Sempre que possível, aproveite o sol e o vento para secar a roupa naturalmente. Além de beneficiar o planeta, esse hábito certamente vai fazer diferença na sua conta de energia.

10. Se precisar usar a secadora, selecione o programa e a temperatura adequados para conservar as suas roupas e evitar o desperdício de energia.

11. E não se esqueça, nada de vazamentos! Uma torneira pingando em sua lavanderia pode gastar até 45 litros de água por dia. Portanto, fique em dia com a manutenção da área de serviço para evitar desperdícios.

 

Gostou dessas ideias para economizar água e energia na lavanderia? Tem outras sugestões eficientes? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários.

 

Esse post foi feito em parceria com a Omo.  

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais